Gestão do Custo da Qualidade nas Empresas Químicas do Brasil

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Moori, R. G., Silva, R. V. da. (2003). Gestão do Custo da Qualidade nas Empresas Químicas do Brasil. RAE-Revista de Administração de Empresas, 43(3), 36-49. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902003000300004

ABNT

MOORI, R. G.; SILVA, R. V. da. Gestão do Custo da Qualidade nas Empresas Químicas do Brasil. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 3, jul-set, p.36-49, 2003. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902003000300004

Este artigo trata da análise do sistema de gestão do custo da qualidade nas indústrias químicas associadas à Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química e de Produtos Derivados). Os dados coletados foram tratados pelas técnicas da estatística descritiva e da análise fatorial. Os resultados evidenciaram que o sistema de gestão do custo da qualidade: a) em 39% das empresas estava incorporado ao sistema de gestão de negócios; b) não era utilizado como ferramenta de apoio para as decisões estratégicas; c) tinha a categoria de custo de falhas externas como a mais significativa; e d) não ocupava posição de destaque, mesmo para empresas que tinham sistema de garantia da qualidade implantado. Esses fatos revelaram oportunidades para o aprimoramento dos processos de gestão e de valorização profissional voltados para a qualidade, objetivando a competitividade por meio da minimização dos custos operacionais ou pela maximização dos níveis da qualidade dos serviços prestados aos clientes.

This article dealt with the analysis of the quality cost system management in the chemical industries associated to Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química e de Produtos Derivados). The collected data were treated by tools of descriptive statistical and factorial analysis. The results showed that: a) 39% of companies had quality cost system management incorporated in the corporative system management; b) it was not utilized as support tools to strategical decision; c) it had cost external failure category as the most significant; d) it had no relevant position, even in companies that had implemented quality assurance system. These facts revealed opportunities to improve the management process and profissional values geread towards to the quality, focusing the competitiveness through operational cost minimization or by maximizing quality service level desired by clients.

Gestão do custo da qualidade, Abiquim, custo de prevenção, custo de falhas, custo de avaliação.
Quality cost management, Abiquim, prevention cost, failure cost, evaluation cost.
Num. Páginas: 
36-49

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