APA
Mckinley, W., Mone, M. A., Moon, G. (2003). Determinantes e Desenvolvimento de Escolas na Teoria Organizacional. RAE-Revista de Administração de Empresas, 43(3), 85-99.
ABNT
MCKINLEY, W.; MONE, M. A.; MOON, G. Determinantes e Desenvolvimento de Escolas na Teoria Organizacional. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 3, jul-set, p.85-99, 2003.
Este artigo aborda a "escolarização" na teoria organizacional: o processo pelo qual novas escolas de pensamento se estabelecem como estruturas teóricas legítimas e distintas. Argumenta-se que o desenvolvimento de escolas de pensamento deve exibir uma combinação de inovação, continuidade e escopo para alcançar status de escola. Esses atributos são descritos, e seu papel na promoção da detecção e assimilação de produtos intelectuais de uma escola, assim como na criação de uma corrente de pesquisa empírica, é discutido. Também são elaboradas oito proposições testáveis de um modelo teórico, além de serem discutidas implicações para futuras pesquisas.
This article focuses on "schooling" in organization theory: the process through which new schools of thought become established as distinct, legitimate theoretical frameworks. It is argued that evolving schools of thought must display a combination of novelty, continuity, and scope to achieve school status. These attributes are described and their role in promoting the detection and assimilation of a school's intellectual products, as well as the creation of a stream of empirical research, are discussed. Eight testable propositions from the theoretical model are derived and implications for future research are discussed.
- 2585 reads
Post new comment