A Responsabilidade Social da Empresa: uma Nova Vantagem Competitiva

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Ribeiro, C. A. C. (1993). A Responsabilidade Social da Empresa: uma Nova Vantagem Competitiva. RAE-Revista de Administração de Empresas, 33(1), 46-50. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901993000100006

ABNT

RIBEIRO, C. A. C. A Responsabilidade Social da Empresa: uma Nova Vantagem Competitiva. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 33, n. 1, jan-fev, p.46-50, 1993. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901993000100006

O artigo discute uma tendência no mundo empresarial - o aumento da responsabilidade da empresa para com suas partes constituintes: acionistas, empregados, clientes e comunidade. Observa-se que o maior grau de responsabilidade social tem estado associado a um melhor desempenho das empresas, podendo gerar inclusive uma vantagem competitiva. No entanto, a adoção por empresas brasileiras de filosofias corporativas em que esse princípio está presente é prejudicada devido às características culturais da sociedade brasileira.

This article discusses a trend in the business world - the increasing corporate responsibility to its constituencies: shareholders, employees, customers and community. The higher social corporate responsibility has been associated with a better performance: eventually, it may create a competitive advantage. Nevertheless, the adoption of this corporate philosophy by Brazilian corporations is harmed due to cultural characteristics prevalent in Brazilian society.

Filosofia corporativa, administração de vanguarda, padrões de excelência gerencial.
Corporate philosophy, vanguard management, management excellence standards
Num. Páginas: 
46-50

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