APA
Borba, G. S. de. (2009). Proposta de um Modelo para a Avaliação dos Princípios de Aprendizagem Existentes em um Hospital. RAE - eletrônica, 8(2).
ABNT
BORBA, G. S. de. Proposta de um Modelo para a Avaliação dos Princípios de Aprendizagem Existentes em um Hospital. RAE - eletrônica, v. 8, n. 2, julho-dezembro, 2009.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma estrutura de avaliação da aprendizagem organizacional no ambiente hospitalar. Foram identificados quatro princípios de aprendizagem para a construção do modelo proposto, a saber: processos de aprendizagem, transformação, ação e, finalmente, criação e reflexão para aprendizagem. Para cada um desses princípios, foram desdobradas variáveis de análise. Além disso, buscou-se realizar um estudo prático da existência dos princípios de aprendizagem relacionados à estrutura proposta. Podem-se perceber no hospital estudado diferenças significativas no processo e nos mecanismos de aprendizagem quando são considerados o grupo assistencial e o grupo gerencial da instituição. A partir da estrutura proposta, evidencia-se a ocorrência de variáveis de aprendizagem relacionadas aos quatro princípios considerados, sem a prevalência de um deles.
This paper aims to present a framework to evaluate organization learning in Hospitals. Four learning principles were defined: learning processes, transformation, action and reflection towards learning. To each principle was diploid a set of analysis variables. A case study was developed in order to evaluate the existence of this principles in the framework proposed. The case shown the relationship between learning variables and the four principles considered.
- 1904 reads
Post new comment