Balanço Social Como Instrumento de Marketing

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Trevisan, F. A. (2002). Balanço Social Como Instrumento de Marketing. RAE - eletrônica, 1(2).

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TREVISAN, F. A. Balanço Social Como Instrumento de Marketing. RAE - eletrônica, v. 1, n. 2, julho-dezembro, 2002.

A ampla difusão de informações no mundo atual leva a uma commoditização dos produtos. Com isso, as empresas precisam buscar novas formas de diferenciação. O artigo que segue tem o objetivo de mostrar a importância da prática da responsabilidade social pelas empresas e da divulgação de suas atividades sociais por meio do Balanço Social. O trabalho foi feito a partir de pesquisas e leituras de artigos de personalidades representativas do tema no Brasil. Constatou-se que há um movimento cada vez maior das empresas no sentido de arcar com responsabilidades em relação a seus funcionários, clientes, fornecedores, acionistas, à comunidade onde atuam e ao meio ambiente. Além disso, a atuação social cresce em importância no processo decisório de compra, na medida em que os consumidores estão mais atentos ao grau de cidadania que aquele produto ou serviço representa. Daí conclui-se que o Balanço Social pode ser utilizado pelos executivos como um elemento estratégico na gestão do Marketing.

The huge spread of information in nowadays' world leads society into the commoditization of products. Therefore, companies need to seek new forms of differentiation. The main objective of the following article is to show the importance of the social responsibility practice by companies and of proving their social activities to the public through the Social Balance Sheet. This work was done based on research and reading of articles written by representative Brazilian personalities on the subject in question. From such data it could be identified that there is a growing number of companies moving towards assuming responsibilities related to their employees, clients, suppliers, stockholders, to the community where they act and to the environment. Besides, social actions have increased importance in the decision making process of purchase, as the awareness of consumers to the degree of citizenship that certain products or services represent rise. In the light of such, the conclusion that is reached is that the Social Balance Sheet can be used by executives as a strategic tool to Marketing management.

Balanço social, responsabilidade social, marketing social, filantropia estratégica, diferenciação.
Social balance sheet, social responsibility, social marketing, strategic philantropy, difereciation.

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