Avaliação de Desempenho na Área Pública: Perspectivas e Propostas Frente a Dois Casos Práticos

Citar

APA

Lotta, G. S. (2002). Avaliação de Desempenho na Área Pública: Perspectivas e Propostas Frente a Dois Casos Práticos. RAE - eletrônica, 1(2).

ABNT

LOTTA, G. S. Avaliação de Desempenho na Área Pública: Perspectivas e Propostas Frente a Dois Casos Práticos. RAE - eletrônica, v. 1, n. 2, julho-dezembro, 2002.

Gabriela Spanghero Lotta - FGV/EAESP - Other articles of this author

O artigo trata de uma pesquisa comparativa feita entre a avaliação de desempenho utilizada em duas prefeituras, São Paulo - Brasil, e Sonthofen - Alemanha. Ressaltam-se as particularidades de cada instrumento, adequado ao contexto e legislação locais. Analisam-se os pontos comuns, principalmente no que se trata de suas deficiências. Analisados as relatividades de ambas, faz-se uma comparação dos problemas comuns bem como seus motivos. A seguir, propõem-se algumas mudanças necessárias a fim de que a avaliação possa ser utilizada como instrumento de planejamento estratégico e modernização da administração pública. Ressalta-se, ainda, ao final, como realidades tão diferentes podem apresentar deficiências comuns.

This article is the result of a comparative reserch made betwen the performance assessments used in two diferents mayorities, São Paulo - Brazil and Sonthofen - Germany. The particularities of each instrument, connected to the local contests and the legislation are investigated. The comon points are analysed, mainly their deficiences. After analising ther relativities, the problems and their motives are compared. Then, some necessary changes are proposed, in the way to make the performance assessment an instrument for a strategic planing and for the modernization of the public management. At the end is evidenced how two diferent realities can have the same deficiences.

Avaliação de desempenho, administração pública, São Paulo, Alemanha, prefeituras.
Performance assessments, public management, São Paulo, Germany, mayority.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede