Experiencing Agreste: Trails for research about people and business in a peripheral context [Translated version]

Experiências agrestinas: Pistas para a pesquisa sobre gente e negócios em contexto periférico
Experiencias del Agreste: Pistas para la investigación sobre gente y negocios en contexto periférico
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Sá, M. (2020). Experiencing Agreste: Trails for research about people and business in a peripheral context [Translated version]. RAE-Revista de Administração de Empresas (Journal of Business Management), 60(2), 120-130. https://doi.org/10.1590/s0034-759020200205

ABNT

Sá, M. Experiencing Agreste: Trails for research about people and business in a peripheral context [Translated version]. RAE-Revista de Administração de Empresas (Journal of Business Management), v. 60, n. 2, march-april, p.120-130, 2020. https://doi.org/10.1590/s0034-759020200205

Marcio Sá - Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciências Sociais, João Pessoa, Paraíba e Brasil - Other articles of this author

ABSTRACT

This epistemological essay, which emerges from experiences set in the Agreste of Pernambuco between 2007 and 2016, has a main objective to systematize epistemic trails for research on people and businesses in a peripheral context, in the sense of greater linguistic clarification. After the introduction, some socio-historical features that constitute a place and its people are presented, followed by a brief retrospective look at such experiences. In the main section, trails are exposed that point to: (1) the need for an appropriate understanding of the context as peripheral; (2) advancement in the construction of a scientific mode of production appropriate to that context; (3) the relevance of clarifications about language as an ordinary action of researchers and researched people; and (4) argumentative rhetoric as a means to achieve legitimacy in accordance with the audience to which it is directed. The text ends with brief concluding remarks.

KEYWORDS: Agreste, Bourdieu, epistemology, linguistic practice, peripheral business.

 

RESUMO

Este ensaio epistemológico, que se ergue a partir de experiências ambientadas no Agreste pernambucano entre 2007 e 2016, tem como objetivo principal sistematizar pistas epistêmicas para pesquisa sobre gente e negócios em contexto periférico, no sentido de maiores esclarecimentos linguísticos. Após a introdução, alguns traços sócio-históricos que constituem o lugar e sua gente são apresentados e seguidos de um breve olhar retrospectivo para tais experiências. Na seção principal, são expostas as pistas que apontam para: (1) a necessidade de uma compreensão apropriada do contexto como periférico; (2) o avanço na construção de um modo de produção científico apropriado ao referido contexto; (3) a relevância de esclarecimentos sobre a linguagem como ação ordinária própria e dos pesquisados; e (4) a retórica argumentativa como meio para se alcançar a legitimidade em conformidade ao auditório ao qual se dirige. O texto termina com breves considerações finais.

PALAVRAS-CHAVE: Agreste, Bourdieu, epistemologia, prática linguística, negócios periféricos.

RESUMEN

Este ensayo epistemológico, que surge a partir de experiencias ambientadas en el Agreste pernambucano entre 2007 y 2016, tiene como objetivo principal sistematizar pistas epistémicas para investigación sobre gente y negocios en contexto periférico, en el sentido de mayores aclaraciones lingüísticas. Después de la introducción, se presentan algunos rasgos sociohistóricos que constituyen el lugar y su gente, seguidos de una breve mirada retrospectiva a tales experiencias. En la sección principal se exponen pistas que apuntan: (1) la necesidad de una adecuada comprensión del contexto como periférico; (2) el avance en la construcción de un modo de producción científico apropiado a dicho contexto; (3) la relevancia de aclaraciones sobre el lenguaje como acción ordinaria propia y de los encuestados; y (4) la retórica argumentativa como medio para alcanzar la legitimidad en conformidad al auditorio al que se dirige. El texto termina con breves consideraciones finales.

PALABRAS CLAVE: Agreste, Bourdieu, epistemología, práctica lingüística, negocios periféricos.

 

Num. Páginas: 
120-130

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