Choque de realidade

Cite

APA

Wilner, A., Santos, A. L. dos. (2018). Choque de realidade. GV-executivo, 17(1).

ABNT

WILNER, A.; SANTOS, A. L. dos. Choque de realidade. GV-executivo, v. 17, n. 1, janeiro-fevereiro, 2018.

Adriana Wilner - FGV EAESP - Other articles of this author

Quando fazia a faculdade de Administração de Empresas na Universidade de São Paulo (USP), em 2000, Maure Pessanha teve uma experiência transformadora: foi uma das fundadoras do cursinho pré-vestibular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP), que atualmente oferece 480 vagas ao ano para estudantes de baixa renda. Foi nesse primeiro empreendimento de impacto social que ela teve contato com histórias como a de uma aluna que passava o dia debruçada nos livros dentro dos trens do metrô, porque não tinha espaço adequado em casa para estudar.

A partir daquele momento, decidiu que queria levar seu conhecimento em gestão a organizações ligadas a causas sociais — um objetivo que ficou ainda mais claro depois de ganhar uma bolsa para estudar por seis meses na Universidade de Harvard, onde a discussão sobre modelos de negócios em prol da sustentabilidade estava mais avançada.

Hoje diretora executiva da Artemisia, Maure é responsável por gerenciar essa organização sem fins lucrativos que é uma das principais disseminadoras e fomentadoras de negócios de impacto social no Brasil. Nos últimos seis anos, a aceleradora da Artemisia selecionou mais de 100 negócios voltados à população de baixa renda.

Nesta entrevista à GV-executivo, Maure dá um choque de realidade em quem quer entrar na área e se mostra entusiasmada com parcerias como a realizada em uma disciplina da graduação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), em que os alunos visitam Heliópolis, criam e alavancam projetos de negócios na comunidade. “Essa vivência quebra o discurso cristalizado de meritocracia, contribui muito para o ‘quero ver você ali tendo aquela vida’”, diz.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede