Clima organizacional: um estudo em uma empresa de telecomunicações

Cite

APA

Gomes, F. R. (2002). Clima organizacional: um estudo em uma empresa de telecomunicações. RAE-Revista de Administração de Empresas, 42(2).

ABNT

GOMES, F. R. Clima organizacional: um estudo em uma empresa de telecomunicações. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 42, n. 2, abr-jun, 2002.

O presente estudo tem por objetivo identificar a percepção dos profissionais de vendas, consultoria e analistas de mercado a respeito do clima organizacional de uma empresa de telecomunicações, concessionária de telefonia pública. Participam desta pesquisa as áreas de Vendas, Consultoria e Planejamento de Marketing, as quais compõem a Diretoria de Marketing e Serviços. O clima organizacional analisado é baseado na percepção dos funcionários a respeito de sete fatores nas seguintes categorias: “conformismo”, “responsabilidade”, “padrões de desempenho”, “calor humano e apoio”, “recompensas”, “clareza organizacional” e “liderança”. Combinando-se os modelos conceituais de clima organizacional e a teoria sobre motivação humana, analisa-se cada categoria segundo o modelo teórico dos três motivos/necessidades sociais: poder, realização e afiliação.

The objective of the study is to identify sales professionals’, consultants’ and market analysts’ perceptions concerning the organizational climate of a telecommunications company, a public telephone concessionary. The employees directly linked to the Director of Marketing and Services took part in this study. The organizational climate analyzed is based on the employee perception about seven factors in the following categories: conformance, responsibility, performance standards, rewards, organizational clarity, human warmth/ support and leadership. Combining the theory of human motivation and the conceptual models about organizational climate, each category is analyzed according to the theory of the three motives/social needs: power, fulfillment and affiliation.

Categorias, clima organizacional, fatores, motivo, percepção.
Categories, organizational climate, factors, motive, perception.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede