El efecto de la triple hélice en los resultados de innovación

Efeito da hélice tríplice em desempenho de inovação
The triple helix effect on innovation performance
Citar

APA

Luengo, M. J., Obeso, M. (2013). El efecto de la triple hélice en los resultados de innovación. RAE-Revista de Administração de Empresas, 53(4), 388-399. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902013000400006

ABNT

LUENGO, M. J.; OBESO, M. El efecto de la triple hélice en los resultados de innovación. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 4, julho-agosto, p.388-399, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902013000400006

A inovação está relacionada ao crescimento das economias e das empresas, e em um ambiente em mudança como o presente, é apresentado como uma ferramenta fundamental para a vantagem competitiva. Esta pesquisa visa analisar a relação entre a capacidade de inovação das empresas e a obtenção da mesma informação por meio da cooperação com concorrentes, fornecedores, universidades e outras instituições públicas (Hélice Tríplice). Primeiro, nós desenvolvemos uma revisão da
literatura sobre conceitos relacionados e, em seguida, por meio do método de equações estruturais, um modelo para responder e aceitar a hipótese proposta que destaca a relação entre o desempenho inovador das empresas e informações obtidas a partir da Hélice Tríplice. A pesquisa é realizada com uma amostra de empresas espanholas pesquisadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), durante os anos 2008-2010.

Innovation is related to the growth of economies and companies, and in a changing environment, like the present, it is introduced as a fundamental means for competitive advantage. This study aims at analyzing the relation between the companies’ capacity for innovation and obtaining the same information by means of cooperation with competitors, suppliers, universities and public institutions (Triple Helix). First, we developed a literature review on related concepts and, then, by using the structural equation method, we elaborated a model to respond to and accept the hypothesis proposed, which highlights the relation between the innovative performance of companies and the information obtained from the Triple Helix. The survey was conducted with a sample of Spanish companies researched by the National Institute of Statistics (INE) from 2008 to 2010.

La innovación está relacionada con el crecimiento de las economías y de las empresas, y en un entorno cambiante como el actual, se presenta como una herramienta fundamental para conseguir ventajas competitivas. Esta investigación tiene por objetivo analizar la relación existente entre la capacidad de innovación de las empresas y la obtención de información de las mismas a través de la cooperación con competidores, proveedores, Universidades y otras instituciones públicas (Triple Hélice). En primer lugar se desarrolla una revisión bibliográfica de los conceptos relacionados para posteriormente, a través del método de ecuaciones estructurales, dar respuesta y aceptar la hipótesis propuesta que pone de manifiesto la relación existente entre los resultados de innovación de las empresas y la información
obtenida de la Triple Hélice. La investigación se realiza con una muestra de empresas españolas, encuestadas por el Instituto Nacional de Estadística (INE), durante los años 2008-2010.

Inovação, hélice tríplice, universidade, empresa, governo.
Innovation, Triple helix, university, company, government.
Innovación, triple hélice, universidad, empresa, gobierno.
Num. Páginas: 
388-399

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede