Valoração do conhecimento: significação e identidade na ação organizacional

Valuing of knowledge: meaning and identity in the organizational action
Valoración del conocimiento: significación e identidad en la acción organizacional
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Cherman, A., Rocha-Pinto, S. R. da. (2013). Valoração do conhecimento: significação e identidade na ação organizacional. RAE-Revista de Administração de Empresas, 53(2), 142-155. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902013000200003

ABNT

CHERMAN, A.; ROCHA-PINTO, S. R. da. Valoração do conhecimento: significação e identidade na ação organizacional. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 2, março-abril, p.142-155, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902013000200003

Andrea Cherman - PUC/RIO-IAG - Other articles of this author
Sandra Regina da Rocha-Pinto - PUC/RIO-IAG - Other articles of this author

A valoração do conhecimento representa uma lacuna na área do conhecimento organizacional. Esse artigo visa responder quais processos são adotados pelos indivíduos para a valoração dos conhecimentos nas organizações. A pesquisa, realizada com profissionais de RH, utilizou grounded theory method. Os resultados sugerem que o processo de identificação dos indivíduos com a identidade organizacional ocupa um lugar central na valoração do conhecimento. A organização, por intermédio da alta gestão ou das rotinas organizacionais, surgiu como “o outro” que parece conduzir as diretrizes a serem seguidas, assim como quais conhecimentos avaliar e valorar; aquela com quem os membros organizacionais buscam identificar-se. Os indivíduos expressaram mecanismos de afirmação, adequação ou reconstrução de suas identidades a fim de gerar, justificar ou negar identificação com a organização. É sugerido que o modelo de comando vertical ainda prevalece sobre a interação horizontal, tornando difícil o estabelecimento de conhecimento emergente entre os membros organizacionais.

The valuing of knowledge represents a gap in the field of organizational knowledge. This article aims at answering to which processes are adopted by individuals in the valuing of knowledge in organizations. The research, carried out with HR professionals, utilized the Grounded Theory Method. Results suggest that the individuals’ process of identification with the organizational identity has a central role in the valuing of knowledge. The organization, through its senior management or organizational routines, emerged as “the other” that seems to lead the guidelines to be followed, as well as which knowledge to assess and to value; it is the one that the organizational members seek to identify with. The individuals expressed mechanisms of assertion or reconstruction of their identities to generate, justify or negate their identification with the organization. It is suggested that the command model still prevails over vertical horizontal interaction, making it difficult to establish emergent knowledge among organizational members.

La valoración del conocimiento representa una laguna en el área del conocimiento organizacional. Este artículo se propone responder cuáles procesos son adoptados por los individuos para la valoración de los conocimientos en las organizaciones. La investigación, realizada con profesionales de RH, utilizó el método grounded theory. Los resultados sugieren que el proceso de identificación de los individuos con la identidad organizacional ocupa un lugar central en la valoración del conocimiento. La organización, por intermedio de la alta gestión o de las rutinas organizacionales, surgió como “el otro” que parece determinar las directrices que deben ser seguidas, así como cuáles conocimientos evaluar y valorar; aquella con quien los miembros organizacionales buscan identificarse. Los individuos expresaron mecanismos de afirmación, adecuación o reconstrucción de sus identidades a fin de generar, justificar o negar identificación con la organización. Se sugiere que el modelo de comando vertical todavía prevalece sobre la interacción horizontal, haciendo difícil el establecimiento de conocimiento emergente entre los miembros organizacionales.

Conhecimento organizacional, valoração do conhecimento, identidade organizacional, identificação, grounded theory method.
Organizational knowledge, valuing of knowledge, organizational identity, identification, grounded theory method.
Conocimiento organizacional, valoración del conocimiento, identidad organizacional, identificación, método grounded theory.
Num. Páginas: 
142-155

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