Dividendos e efeito clientela: evidências no mercado brasileiro

Dividends and clientele effect: evidence in the brazilian market
Dividendos y efecto clientela: evidencias en el mercado brasileño
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Holanda, A. P., Coelho, A. C. D. (2012). Dividendos e efeito clientela: evidências no mercado brasileiro. RAE-Revista de Administração de Empresas, 52(4), 448-463. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000400007

ABNT

HOLANDA, A. P.; COELHO, A. C. D. Dividendos e efeito clientela: evidências no mercado brasileiro. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 52, n. 4, julho-agosto, p.448-463, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000400007

Investigou-se se características externas à operação da empresa, representativas de efeito clientela, diferenciam marginalmente a política de dividendos de firmas listadas na BM&FBovespa, em uma amostra de 410 firmas (2.339 empresas/ano), no período de 1998 a 2010. Utilizaram-se regressão logística e regressão Tobit para os testes da hipótese, a qual propugna que existe associação estatisticamente significante entre a decisão de declarar dividendos – e seu montante – e o efeito clientela, que não pôde ser rejeitada de maneira conclusiva. Pôde-se inferir que a política de dividendos de firmas brasileiras confirma, de modo parcial, a proposição de Miller e Modigliani (1961) acerca de o efeito clientela influenciar a decisão de dividendos das firmas; o impacto do efeito clientela, ademais, é devido a questões associadas a governança corporativa e a mecanismos de financiamento predominantes no mercado financeiro brasileiro.

We investigated whether characteristics other than corporate operation, a proxy for clientele effect, marginally differentiated the dividend policies of 401 firms (2339 firm/years) traded on BM&Fbovespa in the period 1998-2010. A statistically significant association between the decision to declare dividends (and amounts) and the clientele effect was hypothesized. Following testing with logistic and TOBIT regressions, the hypothesis could not be conclusively rejected. The dividend policies of Brazilian firms to some extent support Miller and Modigliani’s (1961) proposition concerning the clientele effect and dividend decision. The impact of the latter is probably due to corporate governance issues and related to predominant mechanisms of financing in the Brazilian financial market.

Se investigó si características externas a la operación de la empresa, representativas de efecto clientela, diferencian marginalmente la política de dividendos de empresas listadas en la BM&FBovespa, en una muestra de 410 empresas (2.339 empresas/año), en el período de 1998 a 2010. Se utilizaron regresión logística y regresión Tobit para los tests de la hipótesis que propone que existe asociación estadísticamente significativa entre la decisión de declarar dividendos -y su monto- y el efecto clientela, que no puede ser rechazada de manera conclusiva. Se puede inferir que la política de dividendos de empresas brasileñas confirma, de modo parcial, la proposición de Miller y Modigliani (1961) acerca de que el efecto clientela influencia la decisión de dividendos de las empresas; el impacto del efecto clientela se debe, además, a cuestiones asociadas a gobierno corporativo y a mecanismos de financiación predominantes en el mercado financiero brasileño.

Dividendos, efeito clientela, estrutura de propriedade, sociedades brasileiras de capital aberto, regressão logística.
Dividends, clientele effect, ownership structure, brazilian public companies, logistic regression.
Dividendos, efecto clientela, estructura de propiedad, sociedades brasileñas de capital abierto, regresión logística.
Num. Páginas: 
448-463

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