Incentivos governamentais em PPP: uma análise por opções reais

Governmental incentives in PPP: an analysis with real options
Incentivos gubernamentales en APP: un análisis por opciones reales
Citar

APA

Brandão, L. E. T., Bastian-Pinto, C. de L., Gomes, L. L., Salgado, M. S. (2012). Incentivos governamentais em PPP: uma análise por opções reais. RAE-Revista de Administração de Empresas, 52(1), 10-23. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000100002

ABNT

BRANDãO, L. E. T.; BASTIAN-PINTO, C. de L.; GOMES, L. L.; SALGADO, M. S. Incentivos governamentais em PPP: uma análise por opções reais. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 52, n. 1, jan-fev, p.10-23, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000100002

Carlos de Lamare Bastian-Pinto - UNIGRANRIO - Other articles of this author
Leonardo Lima Gomes - PUC-Rio - Other articles of this author
Marina Schuabb Salgado - Farol Apoio Marítimo - Other articles of this author

Em novembro de 2005, o Governo do Estado lançou edital de licitação para serviços de transporte de passageiros da Linha 4 do Metrô de São Paulo. Neste trabalho, utilizamos a metodologia de opções reais para modelar o impacto dos incentivos governamentais existentes no contrato de concessão sobre o valor do projeto, determinar o grau de redução de risco obtido e o seu custo para o Estado. Os resultados indicam que estes incentivos são eficazes em reduzir o risco do projeto e aumentam o seu resultado em 36%, a um custo para o Estado de 5% do valor total do projeto. Adicionalmente, analisamos também a relação custo/benefício para o Estado de modelos alternativos de mitigação de risco e mostramos que, sem aumentar o custo para o governo, a eficácia desse mecanismo pode ser incrementada aumentando-se o peso da parcela de garantia de demanda em relação à parcela de contraprestação.

On November 2005 the State Government of São Paulo, Brazil, announced the intention to bid a contract to provide passenger services for the Line 4 of the São Paulo Metropolitan Subway System. In this article we use the real options approach to analyze the effect of the government guarantees provided in the contract on the value and the risk of the project, as well as the cost and the risk of these guarantees to the government. The results indicate that the incentives proposed are effective in reducing the risk and increase the net value of the Project by 36% at a cost to the State of only 5% of the total value of the project. Additionally, we show that for a given cost to the government, the most effective risk reduction mechanisms are the ones that include a higher portion of demand guarantees in relation to the investment subsidy.

En noviembre de 2005, el Gobierno del Estado lanzó un edicto de licitación para servicios de transporte de pasajeros de la Línea 4 del Metro de São Paulo. En este trabajo, utilizamos la metodología de opciones reales para modelar el impacto de los incentivos gubernamentales existentes en el contrato de concesión sobre el valor del proyecto, determinar el grado de reducción de riesgo obtenido y su costo para el Estado. Los resultados indicanque estos incentivos son eficaces para reducir el riesgo del proyecto y aumentan su resultado en 36%, a un costo para el Estado del 5% del valor total del proyecto. Adicionalmente, analizamos también la relación costo-beneficio para el Estado de modelos alternativos de mitigación de riesgo y mostramos que, sin aumentar el costo para el Gobierno, la eficacia de ese mecanismo puede ser incrementada aumentando el peso de la cuota de garantía de demanda
en relación a la cuota de contraprestación.

Parceiras público-privadas, desenho de incentivos, garantia de demanda, opções reais, avaliação de projetos.
Public-private partnership, design of incentives, demand guarantees, real options, valuation.
Aliadas Público-Privadas, diseño de incentivos, garantía de demanda, opciones reales, evaluación de proyectos.
Num. Páginas: 
10-23

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede