Dimensões da imitação entre empresas: um estudo na indústria de transformação brasileira

Dimensions of the imitation among enterprises: a study in the Brazilian manufacturing industry
Dimensiones de la imitación entre empresas: un estudio en la industria de transformación brasileña
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Bataglia, W., Silva, A. A. da., Klement, C. F. F. (2011). Dimensões da imitação entre empresas: um estudo na indústria de transformação brasileira. RAE-Revista de Administração de Empresas, 51(2), 160-174. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902011000200004

ABNT

BATAGLIA, W.; SILVA, A. A. da.; KLEMENT, C. F. F. Dimensões da imitação entre empresas: um estudo na indústria de transformação brasileira. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 2, mar-abr , p.160-174, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902011000200004

O objetivo deste trabalho foi identificar as dimensões do construto imitação entre empresas e propor um procedimento operacional para sua mensuração nos setores empresariais. A imitação foi conceituada como cópia de competências. Sua operacionalização foi feita pela facilidade de compreendê-las. Colheram-se as percepções de 112 gestores de 14 setores da economia brasileira no Estado de São Paulo. Utilizou-se a base de dados da Federação da Indústria do estado de São Paulo (Fiesp). As dimensões subjacentes ao construto foram identificadas pela análise fatorial exploratória. Os resultados indicam que a imitação em um setor tende a ser maior quanto menos se realizam atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), menor é a importância do grau de escolaridade nos processos produtivos, mais baixo é o conteúdo tecnológico dos produtos e processos e menos relevante é a montagem dos produtos.

The objective of this paper was to identify the dimensions of the imitation construct between companies and to propose an operating procedure to measure it in business sectors. The imitation was conceptualized as a copy of capabilities. Putting them into operation was made possible by the ease of understanding them. The perceptions of 112 managers from 14 sectors of the Brazilian economy in the State of Sao Paulo were collected. The database of the Federation of Industries of the State of São Paulo (Fiesp) was used. The dimensions underlying the construct were identified by exploratory factorial analysis. The results indicate that the less that research and development (R&D) activities are carried out, the less the importance of the level of schooling in productive processes, the lower the technological content of products and processes and the less significant the assembly of products, the greater the imitation tends to be in one sector.

El objetivo de este trabajo fue identificar las dimensiones del constructo imitación entre empresas y proponer un procedimiento operacional para su mensuración en los sectores empresariales. La imitación fue conceptuada como copia de competencias. Su operacionalización fue hecha por la facilidad de las comprender. Recogiéronse las percepciones de 112 gestores de 14 sectores de la economía brasileña en el estado de São Paulo (Fiesp). Las dimensiones subyacentes al constructo fueran identificadas por el análisis factorial exploratorio. Los resultados indican que la imitación en un sector tiende a ser mayor cuanto menos se realizan actividades de investigación y desarrollo (I + D), menor es la importancia del grado de escolaridad en los procesos productivos, menor es el contenido tecnológico de los productos y procesos y menos relevante es el montaje de los productos.

Imitação entre empresas, mensuração da imitação, competências organizacionais, regime tecnológico, pesquisa e desenvolvimento.
Imitation among enterprises, measurement of the imitation, organizational competences, technological regime, research and development.
Imitación entre las empresas, mensuración de la imitación, competencias organizacionales, régimen tecnológico, investigación
Num. Páginas: 
160-174

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