RAE - eletrônica, vol. 5, n. 2, julho-dezembro 2006

Editorial: 

Estamos disponibilizando em nosso sítio mais um número da revista, sempre desejando aos nossos leitores internautas uma fecunda e proveitosa leitura. Os cinco artigos não apresentam qualquer esforço de alinhamento editorial, mas foram brotando do processo de redação, ou seja, das submissões, avaliações e editoração.

O artigo sobre seleção de cursos de educação executiva é tema de grande interesse. Isto porque na maioria das grandes e prestigiosas escolas de Administração de empresas a educação executiva passou a receber mais atenção, medida por docentes e pessoal administrativo envolvidos, do que os cursos de bacharelado, mestrado acadêmico e doutorado. Se formos verificar quanto da receita de escolas como Harvard, New York University, Columbia e Berkeley, apenas para citar algumas, provém de cursos regulares e qual a percentagem que vem de cursos de educação executiva, não nos surpreenderá que a maior parte da receita tem origem nesta última.

Esta é a situação que hoje começamos a ter no país, não só para algumas escolas privadas, mas até mesmo para faculdades e programas inseridos em universidades públicas. O artigo se propõe a analisar a questão da perspectiva do profissional que deve decidir entre várias ofertas provenientes de diversas instituições. Alguns fatos certamente são mais importantes para determinar a decisão de matricular-se em uma instituição e não nas demais que aparecem como concorrentes. O mundo da educação em Administração é atualmente em grande medida um negócio e como tal é tratado pelas instituições de ensino superior e pelo mercado. Não nos admira, portanto, que alunos tenham se transformado em clientes, cursos e conhecimentos, em mercadorias, e professores e coordenadores sejam avaliados pelos mesmos critérios que adotamos ao entrarmos em um shopping center. Não estamos aqui para julgar ou valorar, mas sendo apenas factuais.

A maioria dos cursos oferecidos em programas de educação executiva é formada por commodities porque seu conteúdo tende a repetir-se indefinidamente, quase sempre reproduzindo a "sabedoria convencional" sobre os assuntos versados na maioria das instituições. O que pode levar à escolha de uma instituição ou de um programa são fatores como "grifes", conteúdos, "qualidade" dos professores e coisas bastante interessantes como qualidade das instalações físicas, incluindo salas de aula, sanitários, ar condicionado, qualidade das refeições e dos coffee breaks. Àqueles que buscam diferenciação ou adição e geração de valor ao cliente, o caminho a seguir é fugir da vala comum das commodities. A tarefa não é fácil. Pode compensar, mas tem custos elevados e os benefícios podem incluir várias coisas, como escapar de uma competição entre commodities que se faz quase que exclusivamente em termos de preços.

Há outros dois artigos que podem ser colocados, embora meio frouxamente, ao lado do que trata de seleção de cursos de educação executiva: aquele sobre a emersão do mercado de fitness e o relativo ao valor em serviços educacionais. Este se ocupa especificamente do que deve ser feito pelas instituições para poder gerar ou adicionar valor a uma clientela formada por alunos. Na verdade, há hoje uma clara tendência a estender aos alunos de cursos regulares o mesmo tratamento que teve origem na educação executiva, ou seja, são também tratados como clientes em uma dinâmica na qual as instituições de ensino surgem como prestadoras de serviços.

Expediente: 

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FICHA CATALOGRÁFICA
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ISSN 1676 - 5648
Periodicidade: Semestral
Editada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo
da Fundação Getulio Vargas (FGV - EAESP)
Diretores: jan/02 a dez/04, Thomaz Wood Jr.; jan/05, Carlos Osmar Bertero
Inclui Bibliografia
1. Administração geral e de empresas - Periódicos I. São Paulo (cidade). FGV-EAESP
CDD. 658.05 - CDU 65.01(05) - 658(05)

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