GV-executivo, vol. 20, n. 1, janeiro-março 2021

Editorial: 

ORGANIZAÇÕES EM CONEXÃO

 

Transformação digital é o tema do momento. A pandemia deixou ainda mais evidente a urgência de as organizações aprenderem a aproveitar todo o potencial tecnológico disponível para sobreviver, crescer e promover o desenvolvimento econômico e social do país. Não faltam ferramentas para isso, mas há muita dificuldade em compreendê-las e usá-las. O caderno especial desta edição apresenta caminhos para decifrar e explorar as novas tecnologias. 

Compõem este especial diversos temas ligados às transformações tecnológicas. Fernando Meirelles destaca que, apesar de inúmeros produtos e funcionalidades apresentados pela inteligência analítica, as empresas ainda usam as ferramentas tradicionais como o Excel para a tomada de decisão – e que alterar esse cenário depende, sobretudo, de mudanças na cultura organizacional; Herbert Lima e Eduardo de Rezende Francisco analisam os impactos da pandemia e do Pix nos pagamentos digitais e no mercado de transações financeiras; Cláudio Larieira mostra como enfrentar os desafios em relação a projetos de desenvolvimento de softwares necessários para as transformações do momento; Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin discutem a importância das tecnologias digitais para a geração de valor no “novo futuro”; e, finalmente, Adrian Kemmer Cernev e Tricia Karla Lacerda Moraes destrincham as oportunidades abertas pelo blockchain em inovações empresariais, sociais e governamentais. 

Os demais artigos que compõem a edição tratam de perspectivas para o ano de 2021. Alketa Peci e Marco Antonio Carvalho Teixeira apontam para a necessidade de fortalecimento da burocracia profissional na administração pública e de afinamento na cooperação federativa, aspectos que ficaram prementes com a Covid-19; Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho argumenta que o processo de digitalização de serviços públicos, acelerado com a pandemia, deve levar em conta as desigualdades de acesso dos usuários; e Cyntia Vilasboas Calixto Casnici, Jefferson Marlon Monticelli e Sandro Benelli trazem um olhar estratégico para as mudanças provocadas em 2020 e enfatizam a necessidade de adaptabilidade e de resiliência das empresas. 

As colunas deste número discorrem sobre os problemas imediatos que a sociedade brasileira precisa enfrentar nesse período pandêmico. Na Coluna Economia, Paulo Sandroni discute as alternativas para a retomada do crescimento econômico; em Gestão, Renato Guimarães Ferreira debate os sentidos do trabalho em tempos de pandemia; e em Logística e Supply Chain, Priscila Laczynski de Souza Miguel apresenta as tendências para as cadeias produtivas no pós-pandemia.  

A seção Entrevista traz esperança ao mostrar um modelo inovador de gestão sob responsabilidade de duas mulheres: Caroline Cintra e Marta Saft. Elas compartilham, como diretoras-presidentes, o comando da ThoughtWorks, empresa de consultoria em tecnologia, desenvolvimento de software e transformação digital. Destacamos aqui que se trata de uma empresa inovadora não só nas soluções que cria, mas também na gestão compartilhada e nas práticas de diversidade, o que tem colocado a ThoughtWorks no topo do ranking das melhores empresas para se trabalhar, elaborado pela plataforma Glassdoor. 

Há luz no fim do túnel e é possível pensar que as empresas podem ter um papel mais inclusivo, em todas as dimensões propostas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) (*).  

Desejamos a todas e todos uma ótima leitura!

Maria José Tonelli – Editora chefe

Adriana Wilner – Editora adjunta

*Disponível em: br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-development-goals.html

 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede