The influence of psychological capital on internal learning in teams: the mediating role of the perceived team structure

Influência do capital psicológico na aprendizagem interna em equipes: Papel mediador da estrutura percebida da equipe
La influencia del capital psicológico en el aprendizaje interno del equipo: El papel mediador de la estructura percibida del equipo
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APA

Geremias, R. L., Lopes, M. P., Soares, A. E. (2021). The influence of psychological capital on internal learning in teams: the mediating role of the perceived team structure. RAE-Revista de Administração de Empresas (Journal of Business Management), 61(4), 1-15. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020210405

ABNT

GEREMIAS, R. L.; LOPES, M. P.; SOARES, A. E. The influence of psychological capital on internal learning in teams: the mediating role of the perceived team structure. RAE-Revista de Administração de Empresas (Journal of Business Management), v. 61, n. 4, July-August, p.1-15, 2021. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020210405

Rosa Lutete Geremias - Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa e Portugal - Other articles of this author
Miguel Pereira Lopes - Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa e Portugal - Other articles of this author
André Escórcio Soares - Coventry University, Faculty of Health and Life Sciences, Coventry, Reino Unido;Nicolaus Copernicus University, Faculty of Economic Sciences and Management, Toruń e Polânia - Other articles of this author

ABSTRACT

Whereas past research on internal learning has focused on evaluating how the observed learning rates affect collaborative interactions among the various actors, we extend this literature by analyzing internal learning in teams and the role of psychological capital in this process. This study aims to analyze the mediating role of the perceived team structure in the relationship between positive psychological capital and internal learning in teams. Therefore, a self-report questionnaire was applied to 480 college students to test this relationship, using structural equation modeling. The results confirmed the mediating role of the perceived team structure in the relationship between psychological capital and internal learning in teams. Our work underlines the role of psychological capital in academic settings. On the other hand, due to rapid changes in today’s society, university students who will be future employees need to cultivate psychological capital in order to achieve better learning outcomes.

KEYWORDS | Positive psychological capital, perceived team structure, internal learning in teams, learning process, undergraduate students.

 

RESUMO

Pesquisas anteriores sobre a aprendizagem interna concentraram-se em avaliar como as taxas de aprendizagem observadas afetam as interações colaborativas entre os vários atores. Assim, agregamos valor a essa literatura ao analisar a aprendizagem interna em equipes e o papel do capital psicológico nesse processo. Este estudo tem como objetivo analisar o papel mediador da estrutura percebida da equipe na relação entre capital psicológico positivo e aprendizagem interna em equipes. Para tanto, um questionário foi aplicado a 480 estudantes universitários para testar essa relação, utilizando a metodologia de modelagem de equações estruturais. Os resultados confirmaram o papel mediador da estrutura percebida da equipe na relação entre capital psicológico e aprendizagem interna em equipes. Argumentamos que este trabalho reforça o papel do capital psicológico em contextos acadêmicos. Por outro lado, devido às rápidas mudanças verificadas atualmente na sociedade, os estudantes universitários, que são futuros funcionários, precisam desenvolver o capital psicológico, a fim de obter melhores resultados de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE | Capital psicológico positivo, estrutura percebida da equipe, aprendizagem interna em equipes, processo de aprendizagem, estudantes de graduação.

 

RESUMEN

La investigación previa sobre el aprendizaje interno se ha centrado en evaluar cómo las tasas de aprendizaje observadas afectan las interacciones colaborativas entre los diversos actores. Por lo tanto, agregamos valor a esta literatura al analizar el aprendizaje interno en equipos y el papel del capital psicológico en este proceso. Este estudio tiene como objetivo analizar el papel mediador de la estructura percibida del equipo en la relación entre el capital psicológico positivo y el aprendizaje interno en los equipos. Por lo tanto, se aplicó un cuestionario a 480 estudiantes universitarios para probar esta relación, utilizando la metodología de modelado de ecuaciones estructurales. Los resultados confirmaron el papel mediador de la estructura percibida del equipo en la relación entre el capital psicológico y el aprendizaje interno en los equipos. Sostenemos que este trabajo refuerza el papel del capital psicológico en contextos académicos. Por otro lado, debido a los rápidos cambios observados en la sociedad actual, los estudiantes universitarios que son futuros empleados necesitan desarrollar capital psicológico para obtener mejores resultados de aprendizaje. 

PALABRAS CLAVE | Capital psicológico, estructura de equipo percibida, aprendizaje interno del equipo, proceso de aprendizaje, estudiantes de pregrado.

Num. Páginas: 
1-15

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