RAE-Revista de Administração de Empresas, vol. 58, n. 1, janeiro-fevereiro 2018

Editorial: 
 
BALANÇO DE 2017 E GOVERNANÇA PARA RAE 2018
 
Ano novo, vida nova! A RAE começa 2018 com várias mudanças. Para reforçar a presença internacional da Revista, sem perder seu foco na comunidade científica brasileira, passamos para uma apresentação bilíngue: português-inglês e espanhol-inglês. Esse modelo atende a uma tendência da revista nos últimos anos, já que mais de 50% dos seus artigos têm sido publicados em inglês ou espanhol, com mais de 40% dos autores filiados a instituições estrangeiras de ensino superior. Contribuíram para o avanço desses números os vários fóruns internacionais realizados nestes últimos anos, mas destacamos, em 2017, o fórum “Dynamic capabilities”, organizado pelos professores Adriana Roseli Wünsch Takahashi, Sergio Bulgacov, Claudia Cristina Bitencourt e Hale Kaynak. O fórum “The business of eating: Entrepreneurship and cultural politics”, organizado pelos professores Jeffrey Pilcher, Krishnendu Ray, Eliane Brito e Marina Heck, recebeu 47 artigos, com 19 autores estrangeiros e 122 nacionais. O fórum será publicado na terceira edição da RAE em 2018.
 
Em nosso tradicional balanço do ano anterior, temos vários pontos a celebrar. Mantivemos o credenciamento ao Committee on Publication Ethics (COPE), e a RAE está incluída nos mais renomados indexadores, tais como Thomson Reuters (SSCI e JCR), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Redalyc, Scopus e Directory of Open Access Journals (DOAJ), entre outros. O fator de impacto (FI) no JCR 2016 é 0.408; o FI-SciELO 2017 está em 0.345 – em ambas as bases de dados, a RAE lidera o ranking das revistas brasileiras da área.
 
Em destaque, a RAE foi a primeira revista na área de Administração de Empresas a participar da Semana Especial do Blog SciELO em Perspectivas | Humanas e contribuiu para um aumento de 27% nos acessos do blog no mês de agosto de 2017. A seção Perspectivas, inaugurada em 2017, foi um sucesso, com importantes nomes da comunidade científica nacional debatendo temas polêmicos, porém necessários à construção donosso campo de conhecimento.
 
As Informações Editoriais, cujos números estão disponíveis on-line, demonstram que 895 artigos foram submetidos em 2017, ou seja, 5% a menos que 2016, o que sinaliza estabilização da quantidade de submissões. Porém, o índice de rejeição por formato ainda é alto – 32% –, apesar de ter havido queda de 8% com relação ao ano anterior. O índice de publicação se manteve no patamar de 5%.
 
A governança da RAE-publicações também passou por reformulações e, a partir de 2018, temos uma nova estrutura. A RAE-publicações, que inclui a publicação de várias revistas (RAE-Revista de Administração de Empresas, GV-executivo, GVcasos, CGPC-Cadernos de Gestão Pública e Cidadania e JOCSM-Journal of Operations and Supply Chain Management), passa a ter o Comitê RAE-publicações, distinto do Comitê Editorial da RAE. O Comitê RAE-publicações é integrado por Andrea Leite Rodrigues, Eduardo H. Diniz, Felipe Zambaldi, Luciana Marques Vieira, Luis Artur Ledur Brito, Maria Tereza Leme Fleury, Martin Jayo, Tales Andreassi, Thomaz Wood Jr., com o objetivo de traçar diretrizes gerais para todas as revistas.
 
O novo Comitê Editorial da RAE é composto por: Adriana Roseli Wünsch Takahashi, Antonio Moreira de Carvalho Neto, Bill Cooke, Carlos Osmar Bertero, Elena Revilla, Ely Laureano Paiva, Herman Aguinis, Julio de Castro, Lucas Ayres Barreira de Campos Barros, Mauricio Serva, Paulo Roberto Barbosa Lustosa, Ricardo Ratner Rochman, Roberto Vassolo e Vinicius Andrade Brei, professores pesquisadores inseridos na academia nacional e internacional em Administração de Empresas. Esses pesquisadores abrangem as áreas de Finanças, Operações, Marketing, Estratégia, Estudos Organizacionais, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Contabilidade e Ensino e Pesquisa em Administração. O objetivo desse comitê é contribuir com diretrizes para a Revista e apoiar a disseminação da RAE na comunidade acadêmica nacional e internacional.
 
Agradecemos o suporte da FGV EAESP à RAE-publicações para a realização de todas essas mudanças. E agradecemos especialmente a todos os editores científicos, revisores e leitores da RAE. Sem o apoio generoso de todos, a RAE não teria se consagrado como a revista nacional de maior destaque em Administração de Empresas. Aproveitamos para agradecer aqui à equipe RAE-publicações, que dá apoio para todas as revistas: Aline Lilian dos Santos, Ana Paula Coelho Soares, Andréa Cerqueira Souza, Denise Francisco Cândido, Eduarda Pereira Anastacio, Eldi Soares e Ilda Fontes.
 
Neste primeiro número de 2018, contamos com uma edição substantiva, com seis artigos das diversas áreas que compõem o campo da Administração: Amon Barros, Rafael Alcadipani e Carlos Osmar Bertero discutem “A criação do curso superior em Administração na UFRGS em 1963: Uma análise histórica”; Ignacio Ramos-Vidal mostra “Determinantes de la formación de redes interorganizativas en el sector cultural”; Tatyana Karla Oliveira Regis, Cláudia Fabiana Gohr e Luciano Costa Santos tratam da “Implementação do lean healthcare: Uma experiência em hospitais brasileiros”; Danilo Braun Santos, Wesley Mendes-da-Silva e Lauro Gonzalez demonstram como “Deficit de alfabetização financeira induz ao uso de empréstimos em mercados informais”; Atila Alves Indalecio e Luiz Antonio Joia abordam a “Modelagem processual do fenômeno da resistência a sistemas de informação”; André Luiz Maranhão de Souza-Leão e Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa apresentam “Agenciados pelo desejo: O consumo produtivo dos Potterheads”.
 
A seção Perspectivas traz uma reflexão dos professores Moacir de Miranda Oliveira Junior e Vicente Ferreira sobre o papel e os desafios dos programas de pós-graduação em Administração de Empresas no País. Na seção Resenhas, Eduardo H. Diniz traz uma discussão sobre o livro Saving Gotham: A billionaire mayor, activist doctors, and the fight for eight million lives, de Tom Farley, M.D.; Dalton Tria Cusciano e Ana Maria Malik escreveram sobre The patient will see you now: The future of medicine is in your hands, de Eric Topol. Por fim, na seção Indicações Bibliográficas, Charles Kirschbaum traz livros sobre Análise de Redes Sociais e Maria Tereza Leme Fleury, com seus alunos Larissa Marchiori Pacheco, Karina Ribeiro Fernandes, e Pablo Leão, traz bibliografias sobre a metodologia qualitativa de estudo de caso.
 
O ano começa bem, com esperança.
 
Boa leitura!
 
Maria José Tonelli | ORCID: 0000-0002-6585-1493
Felipe Zambaldi | ORCID: 0000-0002-5378-6444
 
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - São Paulo - SP, Brasil

 

Expediente: 
Diretora RAEpublicações e Editora-chefe RAE
Maria José Tonelli
 

Editor adjunto
Felipe Zambaldi

Redação
Analista de Produção Editorial: Denise Francisco Cândido
Assistente Administrativa: Eduarda Pereira
Copidesque | Português e Inglês: Paula Thompson e Editage 
Tradução e Revisão | Espanhol e Inglês: RAG Traduções, Editage e Fernando Effori
 
Administração
Responsável: Ilda Fontes
Assistente Administrativa: Eldi Francisca Soares
Assistente de Marketing: Andréa Cerqueira Souza
Jovem Aprendiz: Ana Paula Coelho Soares
 
Arte/Editoração Eletrônica
Typecomm | Comunicação + Design
 

Atendimento
Telefone: + 55(11) 3799-7999

Ficha catalográfica: 

RAE – Revista de Administração de Empresas / Fundação Getulio Vargas.

Vol. 1, n. 1 (maio/ago. 1961) - . - Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1961 - v.; 27,5cm.

Quadrimestral: 1961–1962. Trimestral: 1963–1973. Bimestral: 1974–1977.Trimestral: 1978–1992. Bimestral: 1992–1995. Trimestral: 1996–2010.Bimestral: 2011–.

Publicada: São Paulo: FGV EAESP, 1988–

ISSN 0034-7590

1. Administração de empresas – Periódicos. I. Fundação Getulio Vargas. II. Escola de Administração de Empresas de São Paulo.

 

CDD 658
CDU 658

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede