Gendering dynamic capabilities in micro firms

Gênero e capacidades dinâmicas em microempresas
Género y capacidades dinámicas en microempresas

Bogodistov, Y., Presse, A., Krupskyi, O. P., Sardak, S. (2017). Gendering dynamic capabilities in micro firms. RAE-Revista de Administração de Empresas, 57(3), 273-282. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020170308

BOGODISTOV, Y.; PRESSE, A.; KRUPSKYI, O. P.; SARDAK, S. Gendering dynamic capabilities in micro firms. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 57, n. 3, maio-junho, p.273-282, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020170308

Yevgen Bogodistov - Frankfurt School of Finance & Management - Outros artigos deste autor
André Presse - Free University of Bozen-Bolzano - Outros artigos deste autor
Oleksandr P. Krupskyi - Oles Honchar Dnipropetrovsk National University - Outros artigos deste autor
Sergii Sardak - Oles Honchar Dnipropetrovsk National University - Outros artigos deste autor

ABSTRACT
Gender issues are well-researched in the general management literature, particular in studies on new ventures. Unfortunately, gender issues have been largely ignored in the dynamic capabilities literature. We address this gap by analyzing the effects of gender diversity on dynamic capabilities among micro firms. We consider the gender of managers and personnel in 124 Ukrainian tourism micro firms. We examine how a manager’s gender affects the firm’s sensing capacities and investigate how it moderates team gender diversity’s impact on sensing capacities. We also investigate how personnel composition impacts seizing and reconfiguration capacities. We find that female managers have several shortcomings concerning a firm’s sensing capacity but that personnel gender diversity increases this capacity. Team gender diversity has positive effects on a firm’s seizing and reconfiguration abilities. Our study advances research on gender diversity and its impact on firm capabilities and illustrates its relevance for staffing practices in micro firms.
KEYWORDS | Dynamic capability, gender, diversity, micro firms, tourism.

RESUMO
As questões de gênero são bem pesquisadas na literatura de administração em geral, especialmente em estudos sobre novos empreendimentos. Infelizmente, as questões de gênero têm sido largamente ignoradas na literatura sobre capacidades dinâmicas. Visando a lidar com este hiato, analisamos os efeitos da diversidade de gênero sobre capacidades dinâmicas entre microempresas. Consideramos o gênero de gerentes e funcionários em 124 microempresas ucranianas do setor de turismo. Examinamos como o gênero de um gerente afeta as capacidades de detecção da empresa. Também investigamos como a composição do quadro de funcionários afeta as capacidades de apreensão e reconfiguração. Concluímos que gerentes mulheres têm várias deficiências relacionadas à capacidade de detecção da empresa, mas que a diversidade de gênero dos funcionários aumenta esta capacidade. A diversidade de gênero nas equipes tem um efeito positivo sobre as capacidades de apreensão e reconfiguração da empresa. Nosso estudo contribui para o avanço da pesquisa sobre a diversidade de gênero e seu impacto sobre as capacidades da empresa, e ilustra sua relevância para práticas de contratação em microempresas.
PALAVRAS-CHAVE | Capacidade dinâmica, gênero, diversidade, microempresas, turismo.

RESUMEN
Los temas de género son bien investigados en la literatura general de gestión, particular en estudios sobre nuevos emprendimientos. Desafortunadamente, los temas de género han sido ampliamente ignorados en la literatura sobre capacidades dinámicas. Tratamos esta brecha analizando los efectos de la diversidad de género sobre capacidades dinámicas entre microempresas. Consideramos el género de gerentes y personal en 124 microempresas ucranianas de turismo. Analizamos cómo el género del gerente afecta las capacidades sensoriales de la empresa e investigamos cómo modera el impacto de la diversidad de género de equipo sobre las capacidades sensoriales. También investigamos cómo la composición del personal tiene impacto en las capacidades de aprovechamiento y reconfiguración. Descubrimos que las gerentes tienen varias deficiencias con relación a la capacidad sensorial de la empresa, pero que la diversidad de género del personal aumenta esta capacidad. La diversidad de género del equipo tiene efectos positivos en las habilidades de aprovechamiento y reconfiguración de la empresa. Nuestro estudio anticipa investigación sobre diversidad de géneros y su impacto en las capacidades de la compañía, e ilustra su relevancia para prácticas de personal.
PALABRAS CLAVE | Capacidad dinámica, género, diversidad, microempresas, turismo.

Num. Páginas: