RAE-Revista de Administração de Empresas, vol. 54, n. 1, janeiro-fevereiro 2014

Editorial: 

Nesta edição, divulgamos os números da RAE em 2013 na seção de informações editoriais (e no site). Alguns desses números merecem ser destacados, para podermos entender a evolução observada nos últimos 12 meses, quando recebemos 630 artigos, um aumento de 8% com relação ao ano anterior. Percebemos uma queda significativa nas rejeições por formato: 398 artigos foram encaminhados diretamente para o desk review, reduzindo a média histórica de 50% de rejeição nessa triagem para 37%. Esperamos que esse número continue caindo, demonstrando amadurecimento de nossos autores ao fazer a leitura prévia das orientações editoriais.

Dos artigos avaliados no desk review, 23% vieram de 147 autores afiliados a 73 instituições internacionais. Os artigos internacionais analisados nessa etapa (92) tiveram presença marcante de espanhóis, portugueses e latino-americanos. Entre esses artigos internacionais, 23 foram produzidos em parceria entre autores de diferentes países (12 com participação de brasileiros). O aumento da submissão de artigos internacionais já está impactando o perfil de publicações da RAE, que, em 2014, deve ter muito mais autores de fora do Brasil em suas páginas.

Apesar do aumento de 40% no volume de artigos triados no desk review (de 285, em 2012, para 394, em 2013), em termos do encaminhamento editorial, mantivemos índices percentuais muito próximos aos observados nos últimos dois anos, com 34% de rejeições e 46% encaminhados para editores científicos, com os restantes 21% recebendo solicitação de alterações antes de uma ressubmissão. Como o volume total aumentou, em números absolutos, rejeitamos mais e encaminhamos 50% mais artigos aos nossos editores científicos. Imaginando que o número final de artigos publicados não deva aumentar na mesma proporção, é bem provável que os critérios, ao longo do processo de avaliação, precisem ficar mais rigorosos.

É interessante comparar o impacto dos artigos submetidos por estrangeiros no perfil dos encaminhamentos editoriais. Se isolarmos os artigos estrangeiros, o nível de rejeições no desk review cai para 20%, indicando que esses autores estão submetendo para nossa apreciação material de melhor qualidade do que os artigos genuinamente brasileiros. Ao observarmos apenas os artigos de parcerias internacionais, o nível de rejeição é ainda menor (17%), o que confirma a tese de que essas parcerias contribuem para pesquisas mais robustas. Esses números trazem dois alertas para nossa comunidade acadêmica. O primeiro é que a internacionalização da RAE deve aumentar o nível de exigência para autores brasileiros. O segundo é a indicação de que a busca por parcerias internacionais representa uma alternativa interessante para a evolução da qualidade de nosso trabalho.

Nesta edição da RAE, publicamos o fórum internacional sobre Responsabilidade Social Corporativa na América Latina, com os artigos “Perspectivas sobre la situación y proyección de la responsabilidad social empresarial en América Latina”, de Mário Aquino Alves, Ezequiel Reficco e Juan Arroyo; “Corporate social responsibility practices at Brazilian firms”, de Isabel Galego-Álvarez, Henrique Formigoni e Maria Thereza Pompa Antunes; “Credibilidad en Latinoamérica del informe de responsabilidad social corporativa”, de Laura Sierra-García, María A. García-Benau e Ana Zorio; “Valoración de la RSC por el consumidor y medición de su efecto sobre las compras”, de Ana Dopico Parada, Rocío Rodríguez Daponte e Encarnación González Vázquez; “A new approach for measuring corporate reputation”, de Percy Marquina Feldman, Rolando Arellano Bahamonde e Isabelle Velasquez Bellido; e “Agregando valores a las cadenas de valor”, de Gregory J. Scott. Completam esta edição a pensata “Meritocracia e sociedade brasileira”, assinada por Lívia Barbosa, e uma resenha sobre o livro Eco-business: a big-brand takeover of sustainability, do professor Marcus Vinícius Peinado Gomes.

Tenham todos um excelente 2014 e uma boa leitura!

Eduardo Diniz

Apoio à RAE-Revista de Administração de Empresas:

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede