RAE-Revista de Administração de Empresas, vol. 51, n. 6, nov-dez 2011

Editorial: 

Em agosto passado, comemoraram-se 20 anos de existência da web, celebrados pela inventiva criação do físico Tim Berners-Lee, do CERN, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear. A ideia original baseava-se no conceito de hipertexto, um sistema que permitia a navegação entre diversos documentos eletrônicos por meio de um simples clique. Berners-Lee demorou dois anos para colocar a sua ideia em prática, e hoje todos nos beneficiamos dela e a tomamos como elemento básico do acesso à informação via computadores.

Nesta última edição de 2011, a RAE-Revista de Administração de Empresas traz uma novidade que deve agradar aos leitores e à comunidade científica em Administração no Brasil. Para celebrar os 20 anos da criação de Berners-Lee, pela primeira vez, os artigos publicados no site da revista constituem-se em um arquivo de hipertexto real. Quem acessar a versão digital desta RAE, que está disponível integralmente no site, vai poder encontrar a página na web com a versão original das referências a periódicos citadas em cada um dos seus artigos apenas clicando sobre cada uma delas.

Os primeiros artigos a se beneficiarem dessa maior interatividade da RAE são os do Fórum do Congresso Latino-Americano de Varejo, o CLAV. Organizado desde 2009 em conjunto com a RAE, o Fórum CLAV, dessa vez, propiciou-nos a publicação de cinco artigos relevantes para a área, pré-selecionados com base no que melhor se apresentou no Congresso, posteriormente submetidos à RAE e aprovados para publicação após rigoroso processo de avaliação e aperfeiçoamento. O artigo “A pesquisa na área do varejo: reflexões e provocações”, escrito pelos organizadores do Fórum, apresenta e dá mais detalhes sobre os artigos publicados nesta edição. Completam esse número a pensata “O estrangeiro e o novo grupo”, sobre a complexa relação entre o processo de globalização e a forma como são tratados os estrangeiros nas diversas culturas; uma resenha sobre o livro Gestão como doença social, de Vincent de Gaulejac; e indicações bibliográficas sobre os temas do pós-colonialismo e da análise crítica do discurso.

Esperamos para o fim deste ano uma nova lista do Qualis/CAPES para o triênio 2010/2012. Desde a última classificação, há alguns anos, a equipe da RAE vem trabalhando duro para melhorar seu índice e ver reconhecido o seu impacto na comunidade brasileira em Administração. Esse esforço, aliás, é de todos os periódicos, não apenas da RAE. Aceitamos o estabelecimento de critérios mais rigorosos de publicação e disseminamos a preocupação com a melhoria da qualidade. Queremos todos, uma melhor classificação no Qualis/CAPES, mas a meta é tornar nossa produção científica em Administração também relevante para a comunidade internacional.

Tenham uma boa leitura!

Eduardo Diniz
Editor chefe

       Apoio à RAE-Revista de Administração de Empresas:

 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede