RAE-Revista de Administração de Empresas, vol. 50, n. 1, jan-mar 2010

Editorial: 

Em 2010, último ano da década, a RAE continua em processo de constante aperfeiçoamento editorial. A primeira novidade que temos a comunicar a nossos leitores e colaboradores neste início de ano é que agora estamos também na ProQuest. É uma ótima notícia para quem utiliza essa tradicional fonte de pesquisa, uma das mais antigas e abrangentes que existem, e também para os autores que publicam na RAE, pois agora seus artigos ganham mais um espaço de divulgação privilegiado. Para nós, da RAE, é um orgulho estar em companhia de algumas das publicações mais relevantes do planeta, e ainda com maior visibilidade internacional.

Outra novidade, que os leitores vão perceber pelo logotipo estampado nas nossas primeiras páginas, é que neste ano contamos com o apoio do CNPq, por meio do seu programa de incentivo a periódicos científicos brasileiros. Esse apoio será muito importante nos dois processos que estão direcionando nossas ações neste ano: a) internacionalização e b) digitalização completa de nosso acervo quase cinquentenário.

Sobre internacionalização, temos nesta edição duas novidades. A primeira é que, a partir deste ano, resumos e palavras-chave de todos os artigos são publicados em espanhol, além de português e inglês. A segunda novidade é que, em cada edição, a partir desta, temos pelo menos um mesmo artigo veiculado em duas línguas. Com isso esperamos ampliar a base de leitores da revista em outros países, já que detectamos acessos de mais de 70 países diferentes em nossa página na web. Mesmo admitindo que esses leitores de fora do Brasil conhecem o português, língua em que publicamos a imensa maioria de nossos artigos, acreditamos que estamos dando uma chance para que alguns desses artigos possam entrar num ciclo maior de disseminação. Em princípio, a publicação em duas línguas ficará disponível apenas em meio eletrônico, e a revista impressa trará só uma das versões do artigo.

Temos ainda, no final desta edição, a veiculação das informações editoriais relativas a 2009, uma prestação de contas anual que fazemos para a nossa comunidade e que serve de balanço de nosso trabalho durante o ano que passou. Apresentamos nesse balanço o número total de artigos que nos foram submetidos e o tempo médio em que ficaram em processo de avaliação, considerando cada uma das versões. Deixamos nesta edição também um agradecimento especial e uma justa homenagem aos autores dos cinco artigos mais acessados em nossas páginas eletrônicas ao longo do ano e os cinco melhores avaliadores do ano. Somos extremamente gratos ao trabalho competente desses autores e avaliadores, sem o qual não teríamos como garantir nossa relevância para a comunidade acadêmica do país.

Nesta edição, contamos com contribuições nas áreas de Estudos Organizacionais, Estratégia de Internacionalização, Finanças, Administração da Informação, Gestão de Pessoas e Administração Pública. Em Estudos Organizacionais, há dois trabalhos com discussões epistemológicas no contexto nacional, um sobre a tradição dos Estudos Críticos Organizacionais e outro sobre o potencial da análise histórica na área. Em Gestão de Pessoas, um artigo discute a relação entre subjetividade e segurança do trabalho. Em Estratégia de Internacionalização, é desenvolvida uma tipologia de processos de internacionalização.

Na área de Finanças, testa-se um modelo de CAPM dinâmico no contexto sul-americano. Um estudo empírico analisa a dinâmica da acumulação de capacidades tecnológicas inovadoras em empresas de software em Administração da Informação. Em Administração Pública, estuda-se o desempenho de distribuidoras de energia elétrica pós-privatização. Ainda no contexto da Administração Pública, uma pensata debate as relações entre democracia, Estado social e reforma gerencial.

Concluem a edição uma resenha sobre o livro O Artífice, de Richard Sennett, e indicações bibliográficas sobre Empreendedorismo e Estratégia de Produção.

A todos, desejamos uma boa leitura!

Eduardo Henrique Diniz
Editor chefe

              Apoio à RAE-Revista de Administração de Empresas:

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede