APA
Almeida, A. R. D. de., Botelho, D. (2008). Antecedentes da Satisfação no Setor Imobiliário. RAE-Revista de Administração de Empresas, 48(2), 8-21. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902008000200002
ABNT
ALMEIDA, A. R. D. de.; BOTELHO, D. Antecedentes da Satisfação no Setor Imobiliário. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 48, n. 2, abr-jun, p.8-21, 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902008000200002
Este artigo examina a confiança tanto no vendedor como na empresa, e a qualidade e o valor percebidos do produto pelos clientes como antecedentes da satisfação em compras de alto valor, como a compra de um imóvel residencial na planta. Foi desenvolvida e testada uma proposição teórica, com dados do mercado imobiliário brasileiro, usando-se modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a satisfação com o corretor de imóveis influencia a confiança para com ele(a), mas experiências anteriores e características dos corretores em geral não têm impacto sobre essa variável. Detectou-se, ainda, que o valor percebido do produto e a confiança no corretor e na construtora têm influência sobre a satisfação com a compra, mas não sobre a qualidade percebida do produto. São discutidas as implicações dos resultados para a pesquisa e a gestão de marketing, mais especificamente no campo do marketing imobiliário.
This article examines the trust in the salesperson as well as in the company, and the product value and quality perceived by customers as factors that affect satisfaction in purchases of high-value goods. We developed a theoretical model, and we tested it empirically in the real estate market, using structural equations modeling. The results suggest that the satisfaction with the real estate broker influences trust in her/him, but previous experiences with real estate brokers in general, and their characteristics, do not impact the trust in the broker. Furthermore, the perceived value of the product and the trust in the homebuilder influence the satisfaction with the purchase, but not the perceived quality of the product. We discuss implications for marketing researchers and marketing practitioners, particularly in the real estate market.
- 2600 leituras
Envie seu comentário