RAE-Revista de Administração de Empresas, vol. 42, n. 1, jan-mar 2002

Editorial: 

Esta edição marca o primeiro aniversário da nova gestão e completa um ciclo de mudanças na RAE. Com foco em nossa missão, de fomentar e disseminar o conhecimento no campo da Administração de Empresas, implementamos uma série de medidas em 2001:
- Primeiro, renovamos o Conselho Editorial, com membros da comunidade acadêmica e empresarial, como tem sido tradição na RAE.
- Segundo, compusemos um corpo de editores associados, com pesquisadores de todos os campos da Administração de Empresas, que apóiam o Editor na captação e avaliação de trabalhos.
- Terceiro, desenvolvemos e divulgamos nossa linha editorial, reforçando o posicionamento da revista como publicação acadêmica.
- Quarto, ampliamos o quadro de avaliadores, agora composto por pesquisadores seniores de todo o Brasil e do exterior. Em 2001, contamos com um grupo de cerca de 120 avaliadores. Paralelamente, alteramos o processo de avaliação (double blind review), buscando facilitar o diálogo entre autor e avaliadores, e contribuir para a melhoria dos trabalhos.
- Quinto, realizamos grande esforço para captação de artigos, o que levou a um aumento no número de artigos submetidos à avaliação de cerca de 60% em relação a 2000. Isto elevou a relação submissão / publicação para 5:1, fator essencial para garantir a qualidade dos trabalhos publicados.
- Sexto, criamos a RAE-Eletrônica, um novo veículo para a divulgação de trabalhos. Esta revista exclusivamente on line responde à necessidade de divulgar mais rapidamente os artigos, acompanhando uma tendência forte na área acadêmica.
- Sétimo, criamos novas seções como Pensata, RAE-Documento, Fórum Temático e Indicações Bibliográficas.
- Oitavo, atualizamos o projeto gráfico, homogeneizando o tratamento visual e buscando maior adequação ao perfil acadêmico da revista.
- Nono, em consonância com nossa missão, somamos algumas iniciativas: o Prêmio PricewaterhouseCoopers de Inovação em Gestão, o Prêmio Rio-Sul, em parceria com a Empresa Jr. e o Evento RAE-40 anos, que foi acompanhado do lançamento do livro "Gestão Empresarial: 8 propostas para o terceiro milênio".

Para 2002, nossos planos são ambiciosos e certamente exigirão esforços redobrados de todos os envolvidos.

Melhor do ano
Como previsto, na virada de ano nossos editores associados elegeram o melhor artigo publicado na RAE em 2001. Foram indicados 5 trabalhos e escolhido "Assédio moral e assédio sexual: faces do poder perverso nas organizações", de Maria Ester de Freitas, publicado na RAE número 2, de abril/junho. A esta nossa freqüente colaboradora, nossos parabéns!

Alimento para a mente e para a alma
Este número da RAE traz mais uma importante novidade: inauguramos uma parceria com a Academy of Management, publicando 3 artigos inéditos em português, prefaciados pelo Professor da UFPR e especialista em estratégia, Sérgio Bulgacov. No primeiro artigo, W. Glenn Rowe discute os conceitos de liderança gerencial, visionária e estratégica, relacionando-os com a geração de valor na empresa. No segundo artigo, Candida G. Brush, Patricia G. Greene e Myra M. Hart ilustram com casos os desafios enfrentados pelos empreendedores na identificação, atração, combinação e transformação de recursos individuais em recursos organizacionais. No terceiro artigo, Adelaide Wilcox King, Sally W. Fowler e Carl P. Zeithaml apresentam um estudo de campo, identificando e examinando as principais características das competências organizacionais e a relação entre a percepção dos gerentes e o desempenho da empresa.

Na área de organizações, Arménio Rego apresenta uma analise das relações entre climas éticos e comportamentos de cidadania organizacional.

No campo de recursos humanos, Isabella Freitas Gouveia de Vasconcelos e Flávio C. Vasconcelos apresentam e discutem um modelo sociológico de formação e perda de identidade no trabalho.
Na área da mercadologia, Fernando Jucá Bentivegna investiga os principais fatores que contribuem para a eficácia de uma ação que visa promover o marketing boca a boca pela Internet.
Em RAE-Pensata, Maria Ester de Freitas apresenta "Viver a tese é preciso!", uma reflexão sobre os prazeres e dores na geração de trabalhos acadêmicos.

Convite
As iniciativas e os resultados comentados neste editorial mostram o caminho trilhado pela RAE visando atender sua importante comunidade de leitores. Desejamos que as mudanças representem um incentivo adicional para que autores considerarem nossa revista como veículo para a divulgação de seus trabalhos.

Boa leitura!
Thomaz Wood Jr.
Editor e Diretor

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede