RAE-Revista de Administração de Empresas, vol. 40, n. 4, out-dez 2000

Editorial: 

A RAE, acompanhando a tendência dos tempos, apresenta, neste último número de 2.000, uma concentração em artigos voltados para E-commerce. Mesmo que seja esta a tendência, procuramos abordar dimensões críticas deste assunto. O artigo do professor Albertin é mais genérico e fornece uma visão macro da expansão do E-commerce no Brasil. A professora Paula Forgioni trata dos aspectos jurídicos do E-commerce, dando ênfase para a análise jurisprudencial dos contratos de comércio eletrônico. O professor Francisco Aranha nos convida a examinar as vantagens competitivas do conceito de cooperação indireta ente bibliotecas e sugere que o modelo utilizado permite sua aplicação em outras áreas passíveis de transações eletrônicas. Na seção ORH, o professor José Ernesto publica um segundo artigo sobre o enfoque de processos para as organizações. O artigo anterior teve por título: "As Organizações como grandes coleções de processos". Nesta mesma seção trazemos uma análise teórica dos modelos atuais de vantagens competitivas para estratégias de negócios de autoria dos professores Flávio Vasconcelos e Álvaro Cyrino. Mais três artigos integram esta última edição do milênio. Um artigo da professora Gilsela Taschner sobre Lazer e Consumo e um artigo do professor Marcos Fernandes sobre produtividade em ambientes universitários. Finalmente, o artigo do professor Flavio Rabelo examina a expansão do mercado previdenciário no Brasil. Incluímos, na RAElight os artigos dos professores Jairo Saddi - sobre Juros e o custo financeiro Brasil - e Luis Pozzi, sobre Os riscos do Marketing esportivo. Publicamos, também, duas resenhas sendo uma do livro de Miguel Caldas (resenha de autoria da professora Maria José Tonelli) e outra do livro do imprescindível Peter Drucker (de autoria de Franck Renand).
Esperando continuarmos merecedores de sua atenção e augurando um excelente final de milênio, desejamos uma agradável leitura a todos vocês
Roberto Venosa
Diretor e Editor
RAE

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede