APA
Abreu, F. de S. (1997). QDF - Desdobramento da Função Qualidade - Estruturando a Satisfação do Cliente. RAE-Revista de Administração de Empresas, 37(2), 47-55. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901997000200005
ABNT
ABREU, F. de S. QDF - Desdobramento da Função Qualidade - Estruturando a Satisfação do Cliente. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 37, n. 2, abr-jun, p.47-55, 1997. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901997000200005
Muito tem se falado sobre a importância para a empresa de focar o cliente e atender às suas necessidades, porém pouco se fez para mostrar como chegar a isso de forma eficiente. Empresas de porte mundial têm usado o Desdobramento da Função Qualidade - QFD (do inglês Quality Function Deployment) para atender aos seus clientes, com sucesso em vendas e market share. A aplicação do QFD traz ainda outros benefícios, como redução no tempo e custo de desenvolvimento de produtos, maior eficiência nos processos de benchmarking, trabalho em equipes, desenvolvimento simultâneo e melhora na comunicação interdepartamental. O artigo apresenta uma explicação conceitual do funcionamento do QFD e comentários sobre a implantação do método na empresa.
Business specialists have given full attention to the customers¿ needs and delighting them for the business success. On the other hand, very few practical and tested methodologies have been presented to the Brazilian managers. World-class companies have been applying regularly the Quality Function Deployment - QFD to satisfy successfully the customers¿ needs and improving sales and market share at same time. Besides, other benefits come up applying QFD method like reducing costs and the lead time spent on product development, more effective benchmarking processes, efficient team work, real concurrent development and better interfunctional communication. This paper ends up giving a conceptual explanation how QFD works and comments about its implementation.
- 5155 leituras
Envie seu comentário