RAE-Revista de Administração de Empresas, vol. 17, n. 3, maio-jun 1977

Editorial: 

O presente número da Revista de Administração de Empresas é inteiramente dedicado a um aspecto de constante preocupação dos educadores e executivos na área de administração: a metodologia do ensino de administração. Tendo em vista a importância do assunto, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas decidiu promover o I Seminário Latino-Americano de Administração, sob os auspícios do Centro de Docência (Cedocen) do Conselho Latino-Americano de Escolas de Administração (Cladea), entre 25 e 29 de novembro de 1976. O Cedocen, que está sediado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, tem por objetivos:
a) promover o desenvolvimento de programas de pós-graduação, ao nível de mestrado e doutorado, entre as escolas filiadas ao Cladea;
b) promover intercâmbio de professores entre as escolas filiadas ao Cladea;
c) promover a adaptação do ensino de pós-graduação às condições peculiares da América Latina;
d) reunir os programas de cursos de mestrado e doutorado, a fim de criar um centro de informações que esteja à disposição dos membros do Cladea e que sirva de base para que o desenvolvimento de programas de pós-graduação se realize de forma integrada;
e) promover o encontro de docentes das várias áreas que são abarcadas no ensino da administração pública e de empresas, mediante a realização de seminários, simpósios e debates sobre temas relevantes e de interesse desses docentes.
Dentro deste espírito, o seminário realizado em São Paulo procurou promover um intercâmbio de informações quanto à metodologia empregada no ensino de administração, entre as diversas escolas de administração filiadas ao Cladea. O seminário contou com a participação efetiva de professores das seguintes instituições de ensino:
Argentina
Centro de Perfeccionamiento en Administración de Empresas (CEPADE), da Universidade Católica de Córdoba.
Brasil
Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (EBAP/FGV). Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ). Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Chile
Escuela de Negócios de Valparaíso, Fundación Adolfo Ibañez, Universidade Técnica Federico Santa Maria.
Colômbia
Facultad de Administración, da Universidade de Los Andes.
México
Escuela Superior de Comercio y Administración (Esca) do Instituto Politécnico Nacional. Instituto Panamericano de Alta Dirección de Empresa (Ipade).
Peru
Escuela de Administración de Negócios para Graduados (Esan).
Espanha
Instituto de Estudios Superiores de la Empresa (lese), da Universidade de Navarra.Além dessas instituições filiadas ao Cladea, participaram, como convidados, o Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena e Média Empresa (Cebrae), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação para o Desenvolvimento Administrativo (Fundap), e mais os Professores Dole Anderson, da Michigan State University, EUA, e Peter Spink, do Tavistock Institute of Human Relations, Inglaterra. O seminário abrangeu amplo ternário que incluiu a metodologia para o ensino do comportamento organizacional, abordando inclusive a análise do processo de interação do aluno, a pesquisa como subsídio ao ensino, o método do caso, o jogo de empresas, os recursos audiovisuais e a instrução programada no ensino da administração. Como fruto deste seminário, a Revista de Administração de Empresas decidiu dedicar o presente número às conferências proferidas nos workshops, com o objetivo de divulgar aos educadores e executivos as principais experiências no tocante ao ensino de administração nas instituições filiadas ao Cladea.
Gostaríamos de ressaltar a inestimável colaboração da Prof.a Yolanda Ferreira Balcão, coordenadora-executiva do Cedocen, sem cujo auxílio dificilmente este trabalho seria produzido.

 

Paulo C. Goldschmidt
Redator-Chefe

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