Redes e Sociologia Econômica

Autor(es): 
Alberto Martinelli, Benoît Lévesque, Charles Kirschbaum, Marcelo Milano Falcão Vieira, Mariana Baldi, Mark Granovetter, Mark S. Mizruchi, Mário Sacomano Neto, Neil Fligstein, Oswaldo Mário Serra Truzzi, Reginaldo Sales Magalhães e Richard Swedberg
Coordenador(es): 
Ana Cristina Braga Martes
Páginas: 
336
Formato: 
17X24
Edição: 
1 Edição (2009)
ISBN: 
9788576001485
Sinopse: 

Redes sociais e sociologia econômica são duas abordagens em franca expansão e reconhecimento acadêmico. Ambas podem ser utilizadas para se compreenderem inúmeros fenômenos contemporâneos nas áreas de Administração Pública e Privada, Economia, Antropologia, Ciência Política e Sociologia. As duas abordagens contribuem de forma inovadora para a compreensão de questões clássicas das Ciências Sociais: de que modo as instituições e estruturas sociais conformam os mercados e as organizações econômicas? Como a estrutura de relações, o contexto social e os processos históricos afetam a organização da produção, a troca e o consumo?

Neste livro, o leitor encontrará trabalhos clássicos de elaboração teórica sobre redes e sociologia econômica e trabalhos contemporâneos, baseados em pesquisas empíricas produzidas no Brasil. O livro pretende contribuir para que os sociólogos voltem a se debruçar sobre os fenômenos centrais da vida econômica, tais como a construção social dos mercados, o impacto das normas e instituições sobre os agentes, as representações, crenças e valores que propiciam a cooperação ou a competição, a criação e o desenvolvimento de várias formas de capital. Os sociólogos não devem restringir seus interesses aos aspectos irracionais da ação ou das organizações econômicas, mas repensar as noções de racionalidade, preferências, mercado e demais conceitos fundamentais da economia.

Esta obra pode ser adquirida nas livrarias da FGV:

                - Rio de Janeiro: (21) 3799-5535, livraria@fgv.br

                - São Paulo: (11) 3799-7875/77990, livrariagv@fgv.br

 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede