10 trabalhos inéditos em Administração são publicados na revista GV casos

Pela primeira vez desde seu lançamento, em 2011, a Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração (GVcasos), editada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP), publicou 10 trabalhos em uma mesma edição. Este recorde foi possível por conta do persistente aumento no fluxo de submissões com qualidade que o periódico tem recebido.

Segundo previsão feita pelos editores, baseada no aumento do número de submissões, esse novo patamar deve ser mantido para as próximas edições, visto que 24 trabalhos se encontram atualmente em processo de avaliação.

A diversidade temática que sempre marcou a revista está mantida na nova edição. No caso “Governança corporativa na Petrobras?”, Antonio Marcos Duarte Júnior coloca em debate a estrutura da governança corporativa e questiona o que pode ser feito para proteger a maior estatal brasileira de interesses escusos e manipulação política.

No campo da ética, uma discussão interessante acontece em “Ética em gestão de projetos”, de Marco Alberto Wang, Edmir Parada Vasques Prado e Violeta Sun. O caso narra o dilema de um gerente de projetos de uma empresa brasileira que precisa decidir se a empresa vai continuar prestando informações inverídicas, que se tornaram usuais para driblar a burocracia de uma cliente alemã, e manter a lucratividade e o bom ânimo dos executivos, ou acabar com essa prática.

Outros oito casos abordam vários campos relacionados a marketing, estratégia, gestão de carreiras, tecnologia de informação, cultura organizacional e governança corporativa. O periódico tem os professores Maria José Tonelli e Martin Jayo como editora chefe e editor adjunto, respectivamente.

A GVcasos está disponível gratuitamente para leitura em: fgv.br/gvcasos.