FAQ

  • Qual é a pontuação da RAE no Qualis/CAPES?

    R: É classificada como A2.

  • Como devo proceder para submeter um artigo para publicação na RAE?

    R: Antes de submeter seu artigo, verifique as normas disponíveis no Manual da RAE, na seção Autor. É importante também atentar-se às regras de Formato e Citações e Referências.

    Feito isso, basta submeter seu artigo pelo ScholarOne, sistema de gerenciamento de submissões da RAE.

  • Quais são os critérios para a rejeição de artigos por formato?

    R: Segue uma lista dos critérios mais relevantes levados em consideração para a rejeição do artigo na triagem por formato:

    ·         Identificação de autoria no artigo

    ·         Extensão do artigo além do limite permitido;

    ·         Inclusão de tabelas e figuras no corpo do texto;

    ·         Notas de rodapé; e

    ·         Citações e referências em ABNT.

  • Meu artigo foi rejeitado por formato, posso submetê-lo novamente?

    R: Caso seu artigo não esteja no formato estabelecido pela RAE, a Redação encaminhará um e-mail apontando as correções a serem feitas. Após adequar o artigo ao formato da RAE, o autor é livre para submetê-lo novamente.

  • Submeti um artigo à RAE e gostaria de submeter outro. É possível?

    R: Os autores devem submeter um artigo por vez, ou seja, enquanto houver um artigo em processo de avaliação, os autores e coautores não podem submeter outro artigo. A regra é válida também para as chamadas de trabalho.

  • Quantos coautores um artigo pode ter?

     R: A RAE não estabelece um limite de coautoria, mas salienta-se que os coautores devem, efetivamente, ter participado do trabalho.

  • Meu artigo foi apresentado em Congresso/Simpósio, posso submetê-lo à RAE?

    R: Artigos apresentados em Congressos/ Simpósios não perdem o ineditismo, portanto podem ser submetidos à RAE.

  • A linha editorial estabelece um limite de 8.000 palavras para elaboração de artigos. Neste limite inclui-se tabelas, figuras e referências?

    R: O limite de 8.000 palavras refere-se ao artigo completo, incluindo título, resumo, palavras-chave em três idiomas; tabelas e figuras; e referências

  • E se o número de palavras exceder o limite estabelecido pela RAE?

    R: A Redação tem como regra uma tolerância de 10% sobre o limite de palavras. Caso exceda o total mais a tolerância de 10% a Redação retornará o artigo aos autores solicitando redução do texto.

  • Em quais idiomas o artigo pode ser escrito?

    R: A RAE aceita artigos em português, inglês e espanhol.

  • Qual a média de dias entre submissão e aprovação? E publicação?

    R: A média de dias entre submissão e aprovação é 219 dias; já entre submissão e publicação, são 365 dias.

  • No processo de avaliação, qual é a estimativa de tempo para o autor receber o resultado?

    R: A resposta sobre avaliação de formato é enviada aos autores em até dois dias úteis. O desk reject, em 2015, foi realizado, em média, em dois dias.

    Para o artigo que é encaminhado para avaliação duplo-cega, estimamos um prazo de três meses para envio dos pareceres ao(s) autor(es).

    O(s) autor(es) pode(m) acompanhar o processo de avaliação de seu artigo por meio do ScholarOne , no perfil “Author Center”.

    Entenda os status dos artigos no sistema:

    ·         Awaiting AE Assignment e Awaiting EIC Decision: Artigo em desk review do editor chefe

    ·         Awaiting EIC Decision e Awaiting Reviewer Selection: Artigo em avaliação preliminar

    ·         Awaiting EIC Decision e Awaiting Reviewer Assignment: Artigo em avaliação por pares, aguardando aceite do(s) avaliador(es)

    ·         Awaiting EIC Decision e Awaiting Reviewer Scores: Artigo em avaliação por pares, um ou ambos os avaliadores aceitaram o convite e/ou já tem ao menos uma avaliação concluída.

  • Tenho dificuldades para submeter meu artigo pelo ScholarOne. Posso enviá-lo por e-mail?

    R: Neste caso, entre em contato com a Redação para especificar seu problema e encontrar uma possível solução. Todo o processo de gerenciamento de artigos é feito pelo ScholarOne, desde submissão até aprovação.

  • O que significam os status para acompanhamento da submissão no ScholarOne?

    ·         Awaiting AE Assignment e Awaiting EIC Decision: Artigo em desk review do editor chefe

    ·         Awaiting EIC Decision e Awaiting Reviewer Selection: Artigo em avaliação preliminar

    ·         Awaiting EIC Decision e Awaiting Reviewer Assignment: Artigo em avaliação por pares, aguardando aceite do(s) avaliador(es)

    ·         Awaiting EIC Decision e Awaiting Reviewer Scores: Artigo em avaliação por pares, um ou ambos os avaliadores aceitaram o convite e/ou já tem ao menos uma avaliação concluída

  • Não consigo submeter uma nova versão do meu artigo, o link não está mais disponível, como devo proceder?

    R: Os autores possuem um prazo para submeter novas versões e o mesmo deve ser respeitado. Na impossibilidade do cumprimento do prazo, a Redação deverá ser comunicada antes do esgotamento deste prazo.

  • Hoje é meu último dia para submeter uma nova versão do meu artigo e, quando acessei o ScholarOne, o link não estava mais disponível, como devo proceder?

    R: O ScholarOne é um sistema internacional e, ocasionalmente, poderá ocorrer indisponibilidade do link para submissão da nova versão. Neste caso, favor contatar a Redação.

  • A RAE orienta em seu RAEpub Manual que as tabelas e figuras não devem ser submetidos no corpo do texto, mas no artigo publicado essa informação não procede. Qual orientação devo seguir?

    R: A formatação dos artigos submetidos não é idêntica à formatação publicada. É essencial seguir a orientação do nosso Manual da Redação para submissão de seu texto.

  • O que é a seção “Fórum”?

    R: Trata-se de uma seção com foco em disseminar conhecimento por meio de temas importantes e de destaque na comunidade científica. Geralmente é organizada por editores científicos convidados pela RAE. Os organizadores devem preparar um call for papers com informações sobre um tema específico e com instruções para submissão de artigos. Os editores convidados têm participação muito importante no processo de aperfeiçoamento dos artigos e posteriormente na sua publicação. A RAE auxilia e tem participação efetiva em todas as etapas do processo.

  • Como eu posso enviar um artigo para o Fórum?

    R: Isso é possível quando a RAE divulga em sua página na Internet ou na edição impressa chamadas especiais. Nessas chamadas constam todas as informações para submissão, como limite de palavras, abordagem ao tema, subtemas e data limite para envio de artigos, além de orientação para submissão.

  • Como é o processo de avaliação de artigos da RAE?

    R: O processo de avaliação de artigos submetidos à RAE, após triagem preliminar por formato (adequação do artigo às regras de normalização e formatação exigidas) e uso de sistema de detecção de similaridade, consiste em três etapas:

    1.            Triagem realizada pelo Editor Chefe: examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação;

    2.            Avaliação preliminar por um membro do Corpo Editorial Científico: visa identificar a contribuição efetiva do artigo para a sua área de especialidade; a consistência da metodologia científica e da amostra utilizada; relevância e atualidade da bibliografia citada. Nesta etapa, o artigo pode ser rejeitado ou  encaminhado para o processo de avaliação duplo-cega; e

    3.            Sistema double blind review: coordenado por um membro do Corpo Editorial Científico da área de especialidade do artigo, consiste na interação entre autores e dois pareceristas especialistas que, ao avaliarem o trabalho, fazem comentários e sugestões de aperfeiçoamento. As avaliações são consolidadas e complementadas pelo editor científico e pelo editor chefe e encaminhadas aos autores. Essa etapa envolve reavaliações contínuas, reunindo esforços para aprimoramento dos artigos.

  • Meu Artigo foi aprovado para publicação. Quais são os encaminhamentos seguintes?

    R: Após a aprovação no processo de avaliação, os artigos são direcionados para uma edição especifica (que será informada previamente para os autores);  inicia-se a etapa de Aconselhamento Editorial, visando a preparação final do artigo quanto a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento, metodologia e conclusão); o trabalho segue para Copidesque/Revisão (ortográfico-gramatical e adequação às normas APA); e por fim, os autores recebem a versão final para aprovação bem como, um documento de licença de direitos para ser preenchido e assinado e entregue à Redação antes da publicação da revista.

    Atenção: a não entrega do documento de Licença de Direitos até a data de envio estipulada pela Redação da RAE implicará o cancelamento da publicação do artigo na edição pautada.

  • Quero atualizar informações e/ou fazer alterações no meu artigo.

    R: Enquanto estiver em processo de avaliação, o artigo não poderá sofrer alterações, Por gentileza, aguardar o retorno da RAE com a decisão final.

    Atenção: para atualização dos dados cadastrados no sistema, o autor deve acessar o ScholarOne, com seus dados e no canto superior da tela, à direita, abrir o formulário de cadastro e proceder com a(s) atualização(ões) necessárias.

04/01/2016 - 08:29

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News