Avaliador

Relevância do trabalho de avaliação
 
Os avaliadores têm papel de extrema relevância no processo de certificação científica dos artigos submetidos à RAE, pois o parecer a ser realizado é de grande valia para o bom encaminhamento dos trabalhos e fundamental para o aprimoramento dos artigos, além de representar uma contribuição essencial para evolução da qualidade da pesquisa.
 
Conteúdo de Pareceres
 
Preferencialmente, os pareceres devem valorizar os pontos fortes dos trabalhos e, ao mesmo tempo, evidenciar as contribuições dos avaliadores ao artigo, ou seja, o que pode ser realizado para o aprimoramento do trabalho, apresentado por meio de sugestões, discussões e questionamentos pontuais.
Observações efetivas são afirmativas, muitas vezes incluindo transcrições de trechos dos trabalhos, com comentários e apontamentos de páginas e parágrafos com as respectivas necessidades e formas de aprimoramento.
A indicação de bibliografias úteis é de grande valia ao processo de aperfeiçoamento teórico e empírico dos artigos. Assim, a recomendação de referências específicas, com informações completas, é muito bem-vinda.
 
Recusa de artigos

O prolongamento do processo de avaliação de trabalhos sem chances de publicação é desgastante e sem benefícios para autores, avaliadores e editores. Nesse sentido, os pareceristas são estimulados a não se inibirem quando julgarem que devem recusar um artigo.

Os avaliadores devem ter pleno conhecimento e garantir conduta alinhada ao Código de Ética RAE-publicações.
 

 

24/04/2017 - 16:47

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede