-
Dimensão teórica: O trabalho deve conter um quadro teórico bem desenvolvido e articulado, com conceitos claramente definidos, revisão bibliográfica completa e apropriada e, quando for o caso, hipóteses bem construídas.
-
Dimensão metodológica: Os dados utilizados devem ser adequados ao teste da(s) hipótese(s) proposta(s); o método de coleta deve ser aderente às técnicas de pesquisa empregadas; o estudo deve possuir validade interna e externa; as técnicas de análise adotadas devem ser apropriadas ao estudo das questões propostas e aplicadas da forma correta. Esta dimensão aplica-se somente aos artigos teórico-empíricos.
-
Dimensão de conhecimento substantivo da área: o artigo deve incorporar os resultados de pesquisas já existentes na área, estimular reflexões e debates e explicitar suas implicações relevantes para prática e pesquisa em administração.
Os artigos, logo nas primeiras linhas da introdução, devem informar de modo explícito seu objetivo e demonstrar, ao longo do texto, coerência com o objetivo.
Caso a proposta seja avançar na dimensão teórica, recomenda-se a consulta ao “O que constitui uma contribuição teórica?” (Whetten, 2003). Sugestões apontadas no texto referido foram resumidas e adaptadas a seguir, consistindo principalmente no endereçamento adequado das seguintes questões:
-
Quais fatores (variáveis, construtos e conceitos) devem ser considerados para a compreensão do fenômeno em questão? Como estes fatores se relacionam, mesmo que suas relações não possam ser testadas? Por que se justificam a seleção dos fatores e as relações propostas?
-
Como e quanto adições e/ou subtrações de fatores a modelos teóricos já existentes sobre o tema podem alterá-los substancialmente?
-
Quais perspectivas de outros campos de estudo desafiam os fundamentos que suportam as teorias mais difundidas sobre o fenômeno em análise?
-
Quais elementos contextuais e temporais delimitam fronteiras de generalização e constituem o alcance da teoria apresentada? Há explicações para a eventual falta de aplicabilidade da teoria proposta a contextos específicos?
-
O que há de novo sendo proposto? Quais são as implicações práticas e científicas da lógica que fundamenta o trabalho e das evidências apresentadas?
-
O artigo trata de um tema pertencente aos interesses de pesquisa contemporâneos dos estudiosos da área?
Diretrizes delineadas no texto “Getting a manuscript to publication standard” (Arnould, 2006), resumidas e adaptadas a seguir, podem ser observadas. Sugerimos, no entanto, a leitura do texto integral.
-
Introduzir a área geral de pesquisa, seguida do propósito específico do artigo e de suas relações com pesquisas-chave preexistentes sobre o tema.
-
Especificar o que é conhecido sobre o fenômeno estudado e o que é desconhecido, evidenciando lacunas de conhecimento.
-
Esclarecer por que as lacunas identificadas são importantes e como sua investigação pode auxiliar o avanço de conhecimento no campo de estudo.
-
Derivar a hipótese testada do tema geral e do objetivo imediato (lacuna a ser preenchida) da pesquisa, quando cabível.
-
Explicar como a pesquisa realizada viabiliza uma solução para a compreensão do problema de pesquisa.
-
Detalhar as metas do estudo de forma que representem respostas às demandas de pesquisa definidas do trabalho.
-
Quando aplicável, descrever as análises empíricas conduzidas, além de seus resultados específicos e impactos teóricos e práticos.
-
Categorizar os resultados por assuntos e evidenciar sua relevância diante dos objetivos específicos definidos no trabalho.
-
Explicitar nas conclusões por que o produto do trabalho é relevante e como pode auxiliar a teoria e a prática no campo de conhecimento estudado, sob o enfoque das demandas estabelecidas como objetivos de pesquisa.
-
Comparar o que foi anunciado com aquilo que é entregue pelo artigo, corrigindo divergências eventualmente encontradas e conferindo coerência entre as partes componentes do texto.
Os artigos devem observar padrões de formatação, citações e referências descritos neste Manual.
É muito importante que os autores tomem conhecimento do Código de Ética RAE-publicações.
Referências
Arnould, E. J. (2006). Getting a manuscript to publication standard. Design Research Quarterly, 1(1), 21-23.
Whetten, D. A. (2003). O que constitui uma contribuição teórica? RAE-Revista de Administração de Empresas, 43(3), 69-73.
Whetten, D. A. (1989). What constitutes a theoretical contribution? Academy of Management Review, 14(4), 490-495. Doi: 10.5465/AMR.1989.4308371
14/09/2016 - 10:40