GV-executivo, vol. 9, n. 1, jan-jun 2010

Editorial: 

Líderes de quase 200 países, reunidos em dezembro na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, não alcançaram o tão esperado protocolo conjunto de ações para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e combater o processo de aquecimento global. De certo modo, o impasse não era difícil de antecipar. Afinal, diminuir as emissões exige promover alterações radicais em um modelo de civilização consolidado ao longo dos últimos dois séculos, o que não pode ser feito sem impactos profundos nos padrões de consumo e crescimento econômico.
Nesse contexto, a GV-executivo escolheu Energia e Sustentabilidade como tema para seu primeiro número deste ano. Oferecemos ao leitor um caderno especial que destaca a necessidade de racionalização do uso de energia, o uso de fontes de energia renováveis e a diminuição da dependência em relação a combustíveis fósseis - temas que sem dúvida serão centrais no debate científico, econômico e político da segunda década do século XXI.
Damos destaque à situação protagonizada pelo Brasil: líder reconhecido na produção de tecnologia de combustíveis renováveis, o país também comemora a descoberta recente de enormes jazidas petrolíferas em seu território. Dois artigos do caderno especial retratam essa dicotomia: um sobre o pré-sal e o desenvolvimento do país, e o outro sobre a importância da agroenergia para os países em desenvolvimento. O caderno também traz artigos que abordam o importante papel da TI e dos chamados "carros verdes" na racionalização do uso de energia, o papel das corporações na busca de saídas para os desafios da sustentabilidade e o cenário de incerteza climática.
Nas seções fixas da revista, o destaque é uma entrevista exclusiva com Jeanne Ross, diretora e cientista chefe do Centro de Pesquisas em Sistemas de Informação do MIT, que abordou a importância dos profissionais de TI nas empresas. O leitor também encontrará um Mural de Pesquisa sobre o fenômeno das lan houses como principal canal de inclusão digital no Brasil, além de artigos que mostram as tendências de recuperação econômica pós-crise de 2008, a evolução do conceito de responsabilidade social corporativa, a adoção de práticas de responsabilidade socioambiental nas universidades, entre outros temas de relevância.
Vale conferir. Desejamos a todos uma ótima leitura.

Eduardo Diniz
Editor chefe

Martin Jayo
Editor adjunto

Expediente: 

Expediente GV-executivo
www.fgv.br/gvexecutivo

Editor chefe: Eduardo Diniz

Editores adjuntos: Martin Jayo e Pedro F. Bendassolli

Conselho Editorial: Carlos Osmar Bertero, Clóvis L. Machado-da-Silva, Eduardo Henrique Diniz, Francisco Aranha, José Ernesto Lima Gonçalves, Maria José Tonelli, Maria Tereza Leme Fleury, Martin Jayo, Pedro F. Bendassolli, Thomaz Wood Jr.

REDAÇÃO
Jornalista: Rafael Valente
Fotógrafo: Roberto Setton
Revisores: Francisco José Mendonça Couto e Editora Longarina

ADMINISTRAÇÃO
Responsável:
Ilda Fontes
Equipe: Silvana das Graças de Paula, Raíris dos Santos Sousa e Vanessa Dias de Oliveira

Tiragem: 5.500 exemplares
Periodicidade: semestral

PROJETO GRÁFICO E DIREÇÃO DE ARTE
Fátima Liberatori do Amaral e Luiza Vidigal
inc. design editorial - www.incdesign.com.br
Assistentes de Arte
Cecília Gomes e Rebeca Esteves

CAPA
Ilustração de Rodrigo Leão

PRODUÇÃO
Tratamento de imagens: Elo Precisão
Impressão e acabamento: Pancrom Indústria Gráfica

REDAÇÃO GV-executivo
Tel.:
(11) 3799-7999 / 7778
gvexecutivo@fgv.br
Av. 9 de Julho 2029
01313-902 - São Paulo-SP

PONTOS DE VENDA
Livrarias da FGV e Livraria Cultura

DIRETÓRIO
10th Edition of Cabell's Directory of
Publishing Opportunities in Management
www.cabells.com

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede