GV-executivo, vol. 7, n. 5, set-out 2008

Editorial: 

Nesta edição da GV-executivo discutimos um tema de elevado impacto para a administração pública: os congestionamentos urbanos. Em grandes cidades brasileiras, como São Paulo, esse mal não apenas prejudica a vida e o bem-estar das pessoas, que freqüentemente ficam horas para realizar um deslocamento simples de casa ao trabalho e vice-versa; os congestionamentos geram também expressivos impactos econômicos.
Outro tema de destaque é o mercado brasileiro de softwares. Considerado da perspectiva do mercado interno, temos muito de que nos orgulhar; visto comparativamente a outros países, como China e Índia, por exemplo, ainda temos muito a melhorar, especialmente na qualidade da mão-de-obra. Mesmo assim, a matéria mostra que as perspectivas futuras de crescimento são promissoras.
O leitor encontrará ainda outros temas de relevância na revista, como o que vem sendo chamado de "complexo de Jonas" nas empresas (pessoas brilhantes abrindo mão de seu sucesso para se submeter ao grupo); um artigo (preocupante) sobre saneamento básico no Brasil; e nosso Caderno Especial, que nesta edição é dedicado ao tema do varejo.
Como sempre, desejamos a todos uma ótima leitura!

Francisco Aranha
Editor-chefe

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede