GV-executivo, vol. 15, n. 1, janeiro-junho 2016

Editorial: 

O caderno especial desta edição traz como tema O Brasil no mundo. Difícil tratar das questões que afetam o atual cenário brasileiro sem cair no debate polarizado e nas opiniões superficiais que marcam o momento. Discussões apaixonadas, apoiadas no pensamento binário, são sempre temerárias. Buscamos fugir disso neste número da GV-executivo, uma marca poderosa que precisa, de fato, alcançar seu público.

Assim, Ana Cristina Braga Martes escreve sobre movimentos migratórios e aponta que a crise no Brasil pode levar a ciclos emigratórios. Maria Tereza Fleury e Afonso Fleury mostram o avanço expressivo das multinacionais brasileiras em função do acesso a novas tecnologias, conhecimentos e recursos. Guilherme Casarões argumenta que a crise atual não necessariamente repercute na política externa do Brasil, já que o país continua próximo de grandes potências, estabelecendo parcerias estratégicas. Ligia Maura Costa indica que, apesar das perspectivas positivas, o Tratado de Associação Transpacífico pode trazer impactos negativos para a economia brasileira. Sobre a discussão verde, Isabela Curado mostra que, mesmo com os avanços, o país ainda não apresenta resultados satisfatórios.

Este número também apresenta outros quatro artigos provocativos: Leandro Guissoni, Tânia Oliveira e Thales Teixeira debatem o novo cenário do e-commerce no Brasil e as estratégias adotadas pelas grandes corporações para ampliar sua rentabilidade; Beatriz Braga e Germano Reis expõem como o employer branding aponta para novas tendências de recrutamento e seleção; Antonio Ermírio Neto indica que, para além do lucro, os investimentos de impacto buscam soluções inovadoras para problemas socioambientais; e Gilberto Sarfati mostra como a evolução tecnológica influencia no desenvolvimento da sociedade.

Além disso, as tradicionais seções completam a edição, com destaque para a entrevista de Fred Trajano, que fala sobre sua trajetória e planos como novo CEO do Magazine Luiza.

Desejamos a todos uma boa leitura,

Maria José Tonelli − Editora chefe

Ficha catalográfica: 

GV-executivo / Escola de Administração de Empresas de São

Paulo. – Vol. 3, n. 3 (ago./out. 2004) - . - São Paulo : FGVEAESP,

2004 - v. ; il. ; 27,5 cm.

Trimestral até abril 2006. Bimestral a partir de maio 2006.

Semestral a partir de agosto de 2009.

Continuação de: RAE-executivo

ISSN 1806-8979

1. Administração de empresas - Periódicos. I. Escola de

Administração de Empresas de São Paulo

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede