GV-executivo, vol. 14, n. 1, janeiro-junho 2015

Editorial: 

“Consumo, logo existo” parece ser a máxima dos dias de hoje, subvertendo a clássica proposição cartesiana. No capitalismo contemporâneo, em que o consumo adquiriu enorme relevância para a compreensão do que somos, o pensar já não basta para a construção da identidade. O existir passa a fazer sentido apenas se estiver associado ao que se pode ter, usufruir, ostentar. A economia e a política se articulam em torno dessa ideologia, que perpassa todas as camadas sociais. O que não temos, ambicionamos ter.     

 O consumo na sociedade contemporânea é o tema escolhido para esta edição da GV-executivo, que traz um caderno especial com seis artigos, mesclando diferentes ângulos de análise: o econômico, o cultural, o social, o ambiental, o urbano. Complementando o caderno, um ensaio reflete sobre o fenômeno dos rolezinhos e do funk ostentação. 

Como de praxe, a edição também traz uma variedade de artigos, colunas e seções fixas, com destaque para a entrevista em que Luiz Artur Ledur Brito, novo diretor da EAESP, fala de sua trajetória pessoal e profissional e expõe os planos para sua gestão, recém-iniciada, à frente da Escola.

Com tudo isso, desejamos ao leitor que um pouco de seu tempo seja consumido em agradável leitura. 

 

Eduardo Diniz, editor chefe
Martin Jayo, editor adjunto

Ficha catalográfica: 

GV-executivo / Escola de Administração de Empresas de São

Paulo. – Vol. 3, n. 3 (ago./out. 2004) - . - São Paulo : FGVEAESP,

2004 - v. ; il. ; 27,5 cm.

Trimestral até abril 2006. Bimestral a partir de maio 2006.

Semestral a partir de agosto de 2009.

Continuação de: RAE-executivo

ISSN 1806-8979

1. Administração de empresas - Periódicos. I. Escola de

Administração de Empresas de São Paulo.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede