GV-executivo, vol. 13, n. 1, janeiro-junho 2014

Editorial: 

Parabéns pelos 60 anos, FGV-EAESP! A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas comemora mais um aniversário.

A primeira unidade da FGV-SP foi criada em 1954, graças ao espírito empreendedor de seu fundador e primeiro presidente, Luiz Simões Lopes.O projeto de uma Escola de Administração em São Paulo foi criado por meio do que ficou conhecido como Missão Americana, em que professores da Michigan State University, dos Estados Unidos, realizaram contribuições acadêmicas e educacionais para a instituição e consolidação da Escola. Eles receberam assessoria de oito docentes brasileiros especialmente selecionados, os quais foram, posteriormente, homenageados com o título de professores fundadores da EAESP.

Nesta edição comemorativa, a GV-executivo traz um artigo que relembra a trajetória do professor fundador Gustavo de Sá e Silva. Para ilustrar mais a vida dos alunos na EAESP, há matérias sobre as entidades estudantis − explorando a irreverência e ousadia criativas dos estudantes −, os Centros de estudos e a rede de ex-alunos da Escola, chamada de Alumni.

Este número conta ainda com artigos que exploram temas de alta relevância em cinco áreas de excelência nas quais a EAESP se consolidou como think tank nos âmbitos nacional e internacional. São eles: competitividade internacional brasileira, economia verde e inclusiva, qualidade da Gestão Pública, dinâmica da economia nacional e conectividade em prol de transformações sociais .

Destacamos também a entrevista exclusiva com Luiz Carlos Bresser-Pereira, professor emérito da FGV e Decano da EAESP, na qual ele conta a história dos cursos da Escola e aponta o novo desenvolvimentismo como melhor alternativa para o crescimento econômico.

Completam a edição as tradicionais colunas e seções da publicação.

Toda a equipe da GV-executivo se une à comunidade GVniana para festejar o sucesso da EAESP e deseja a todos uma boa leitura.

 

Maria Irene Stocco Betiol – Editora convidada

Eduardo Diniz – Editor-chefe

Rosana Córdova – Editora adjunta

 

Ficha catalográfica: 

GV-executivo / Escola de Administração de Empresas de São

Paulo. – Vol. 3, n. 3 (ago./out. 2004) - . - São Paulo : FGVEAESP,

2004 - v. ; il. ; 27,5 cm.

Trimestral até abril 2006. Bimestral a partir de maio 2006.

Semestral a partir de agosto de 2009.

Continuação de: RAE-executivo

ISSN 1806-8979

1. Administração de empresas - Periódicos. I. Escola de

Administração de Empresas de São Paulo.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede