GV-executivo, vol. 1, n. 1, ago-out 2002

Editorial: 

Cláudio Abramo é uma referência para qualquer um que se lance em uma aventura editorial. Em A regra do jogo, desabafa: "os jornais brasileiros não nos ajudam muito a conhecer melhor nosso país ... o que se faz hoje nos jornais é uma tentativa de igualar-se por assimilação osmótica. É como o escravo que adquire o hábito do senhor... Para transformar e impor sua cultura é preciso assimilar o que se faz no resto do mundo, comer aquilo tudo e acrescentar o que presta a suas partículas e células." O que diria então o grande jornalista sobre a mídia de negócios, com seu tom deslumbrado e laudatório?

RAE-executivo, Volume 1, Número 1. Este editorial marca o nascimento de mais um veículo da FGV-EAESP para disseminação do conhecimento. A nova revista surge com a missão de proporcionar leitura agradável, de alto padrão e de conteúdo crítico. Queremos fugir do lugar-comum das revistas de gestão, que pintam um mundo cor-de-rosa, povoado por gerentes celebridades, curandeiros e panacéias gerenciais. Sabemos que o desafio não é pequeno e que estamos apenas no início de um longo caminho.

A RAE-executivo nasceu de um diagnóstico realizado no final de 2000. A RAE, nossa revista acadêmica, aos 40 anos de publicação uma das principais revistas da área, enfrentava uma "crise de identidade". Por um lado, recebia críticas dos acadêmicos, que não a consideravam "suficientemente científica". Por outro, era digerida com dificuldade pelos executivos, que a consideravam "hermética demais".
O diagnóstico apontou para um veículo novo, sustentado pela base de conhecimento acumulada na comunidade FGV-EAESP, com seus professores, executivos, pesquisadores, consultores, alunos e ex-alunos.

Projeto. A RAE-executivo foi organizada em torno do tema estratégia, tópico central em administração de empresas. Em um lado do espectro, a economia; em outro, o fator humano. O projeto gráfico procurou associar facilidade de leitura com modernidade e sobriedade. Uma base sólida de parceiros-doadores foi desenvolvida, para garantir a viabilidade do projeto.
A RAE-executivo é uma revista aberta a colaboradores da comunidade acadêmica e empresarial. Colocamos aqui nosso convite a todos os autores, que considerem nossa nova revista como veículo para a divulgação de seus trabalhos.

Thomaz Wood Jr.
Diretor e Editor
 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede