RSS

O termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Feed é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogs. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feed ao qual usuários podem se inscrever, no formato de um link. Outros formatos de dado possíveis de serem comunicados por feeds sao arquivos de áudio, podcasts e vídeos.

Os servicos que possibilitam aos usuários de assinar diferentes feeds são conhecidos como agregadores. Um agregador é um programa que reúne as informações dos diferentes feeds escolhidos pelo usuário, e se conecta periodicamente ou sob comando do usuário para verificar a existência de novas atualizações. Vários sites propõem hoje o mesmo serviço, dispensando a instalação de um programa. Se inscrever a um feed significa incluir o link do feed em sua lista de assinaturas do agregador.

Arquivos feed são listas de atualização de conteúdo de um determinado site, escritos com especificações baseadas em XML.

Atualmente há 3 principais especificações para a criação de arquivos feed:

RSS 1.0 - RDF Site Summary 1.0 (RSS-DEV).
RSS 2.0 - Really Simple Syndication 2.0 (Userland).
Atom (IETF).

As versões RSS 1.0 e RSS 2.0 são diferentes, possuem organizações que trabalham separadas. Isto ocorreu porque após a finalização do grupo de estudos do RSS da Netscape organizações continuaram o desenvolvimento separadamente de cada um dos formatos, o que originou duas versões diferentes. A especificação Atom (RFC-4287) é a única publicada por um órgão normatizador, no caso a IETF.

Este texto foi retirado do site wikipedia.org.

Pular para o conteúdo principal

Portal FGVENG

Acompanhe na rede