Burocracia como organização, poder e controle

Bureaucracy as organization, power and control
Burocracia como organización, poder y control

Meneghetti, F. K., Faria, J. H. de. (2011). Burocracia como organização, poder e controle. RAE-Revista de Administração de Empresas, 51(5), 424-439. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902011000500002

MENEGHETTI, F. K.; FARIA, J. H. de. Burocracia como organização, poder e controle. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 5, set-out, p.424-439, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902011000500002

O objetivo central deste trabalho consiste em analisar a forma como Maurício Tragtenberg e Fernando Cláudio Prestes Motta concebem a burocracia. Os objetivos específicos são: compreender as principais características da burocracia segundo Weber, autor central que orienta as obras de Tragtenberg e de Prestes Motta; atingir o entendimento de burocracia expresso na obra de Tragtenberg; apreender o entendimento de burocracia segundo a obra de Prestes Motta; analisar as relações entre os entendimentos de burocracia de Tragtenberg e de Prestes Motta. São levados em consideração nas análises dos autores e do conceito de burocracia: a trajetória intelectual; a ordem das produções; as epistemologias; o espaço e o tempo histórico; a dimensão semântica, ideológica e cultural; questionamentos que se revelam importantes para se compreender o desenvolvimento teórico do conceito. Chegou-se à conclusão de que, apesar das diferenças nas trajetórias intelectuais de Tragtenberg e Prestes Motta, a burocracia é entendida por ambos como organização, poder e controle.

The main objective of this work is to analyze the way in which Maurício Tragtenberg and Fernando Cláudio Prestes Motta conceived bureaucracy. The specific objectives are: to understand the main characteristics of bureaucracy according to Weber, the author who has most influence on the work of Tragtenberg and Prestes Motta; to arrive at an understanding of bureaucracy as expressed in the work of Tragtenberg, to learn how bureaucracy is understood in the work of Prestes Motta and to analyze the relationships that exist between the understanding of bureaucracy in Tragtenberg and Prestes Motta. In analyzing the authors consideration was given to their concept of bureaucracy, their intellectual trajectory, the order of their production, epistemologies, space and historical time, the semantic, ideological and cultural dimension and questions that are important for an understanding of the theoretical development of the concept. The conclusion was reached that, despite the differences in the intellectual paths of Tragtenberg and Prestes Motta, bureaucracy is understood by both as being organization, power and control.

El objetivo central de este trabajo consiste en analizar la manera como Maurício Tragtenberg y Fernando Cláudio Prestes Motta conciben la burocracia. Los objetivos específicos son: comprender las principales características de la burocracia según Weber, autor central que orienta las obras de Tragtenberg y de Prestes Motta; lograr la comprensión de burocracia expresa en la obra de Tragtenberg; aprender la comprensión de burocracia según la obra de Prestes Motta; analizar las relaciones entre entedimientos de burocracia de Tragtenberg y de Pestes Motta. Se tienen en cuenta en las análises de los autores y del concepto de burocracia: la trayectoria intelectual; el orden de las producciones; las epistemologías; el espacio y el tiempo histórico; la dimensión semántica, ideológica y cultural; cuestiones que se presentan importantes para que se comprenda el desarrollo teórico del concepto. Se llegó a la conclusión de que, a pesar de las diferencias en las trayectorias intelectuales de Tragtenberg y Prestes Motta, la burocracia es comprendida por ambos como organización, poder y control.

Burocracia, poder, controle, Maurício Tragtenberg, Fernando Claudio Prestes Motta.
Bureaucracy, power, control, Maurício Tragtenberg, Fernando Claudio Prestes Motta.
Burocracia, poder, control, Maurício Tragtenberg, Fernando Claudio Prestes Motta.
Num. Páginas:
By Lucas Duarte Guerra on Lun, 25/08/2014 - 17:47

Excelente artigo, me ajudou muito a elucidar diversas dúvidas que eu tinha a respeito do tema e a levantar novos questionamentos sobre a questão burocrática. Muito Obrigado! Lucas Duarte Guerra, estudante de Relações Internacionais e Integração na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

El contenido de este campo se mantiene privado y no se mostrará públicamente.

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News