GV-executivo, vol. 15, n. 2, julho-dezembro 2016

Editorial: 

No momento em que o país passa por uma profunda crise econômica, a GV‑executivo traz um caderno especial sobre Reinvenção das Empresas, mostrando como a renovação, nos mais diversos aspectos, é essencial para a sobrevivência e a evolução das organizações nesse cenário.

Assim, Maria Ester de Freitas discute a diversidade como uma realidade incômoda e fala sobre a necessidade de empenhar ações contra a discriminação nas organizações. Sofia Esteves revela que diferentes gerações têm apresentado aspirações profissionais semelhantes, desenhando novas tendências para as relações de trabalho. Marisa Eboli aborda como a educação corporativa tem contribuído não só para capacitar colaboradores, mas também para reforçar a cultura organizacional. Marcelo Coutinho aponta a comunicação no ambiente digital como um diferencial importante para cativar o consumidor on‑line. Rodrigo Bandeira de Mello propõe estratégias que visam identificar e alavancar as competências‑chave das empresas para superar períodos difíceis. Na mesma direção, Aron Belinky relata que vivemos uma nova geração da sustentabilidade, a qual exige medidas transformadoras e decisivas para o futuro das organizações. Finalmente, Tales Andreassi mostra que criar um modelo de negócio inovador e capaz de gerar valor pode garantir a vantagem competitiva das empresas nesse ambiente de crise.

Além disso, a edição apresenta uma entrevista exclusiva com Alexandre Borges, sócio e CEO da Mãe Terra. Visionário, o ex‑aluno da FGV/EAESP fala sobre sua trajetória como empreendedor e revela as tendências do mercado de produtos naturais e orgânicos para os próximos anos.

Completam este número as colunas: Fora da caixa (Otimistas convictos que não acreditam no futuro do Brasil), de Samy Dana; Educação (Escola sem partido não faz sentido), de Fernando AbrucioEconomia (Obstáculos ao ajuste fiscal), de Paulo Sandroni; e Sociedade e gestão (Discursos profundos, opiniões superficiais), de Amon Barros.

Desejamos a todos uma boa leitura.

Maria José Tonelli, editora chefe

Ficha catalográfica: 

GV-executivo / Escola de Administração de Empresas de São

Paulo. – Vol. 3, n. 3 (ago./out. 2004) - . - São Paulo : FGVEAESP,

2004 - v. ; il. ; 27,5 cm.

Trimestral até abril 2006. Bimestral a partir de maio 2006.

Semestral a partir de agosto de 2009.

Continuação de: RAE-executivo

ISSN 1806-8979

1. Administração de empresas - Periódicos. I. Escola de

Administração de Empresas de São Paulo

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede