GV-executivo, vol. 14, n. 2, julho-dezembro 2015

Editorial: 

Crise é sempre um momento de tensão e expectativa. O que está ruim, e é evidente que pode piorar, também deixa no ar a esperança de que as coisas possam se ajeitar em um futuro não tão distante. Afinal, por definição, crise é sempre sintoma de um problema agudo, ainda que possa ter raízes crônicas. 

Quando entorna o caldo, no auge da crise, surgem as análises sobre “como chegamos até aqui”, “como poderíamos ter evitado”, e, principalmente, “como sairemos dessa situação”. Se estamos em crise é porque há pouca concordância nessas análises, divergentes, muitas vezes contraditórias e, não raro, procurando um culpado. Afinal, alguém não fez o que deveria ter sido feito, caso contrário não estaríamos nessa situação desastrosa. O problema é que identificar o culpado geralmente não ajuda a apontar uma saída e ainda pode agravar a crise, pois poucos se sentem dispostos a assumir responsabilidades para resolver problemas criados por outros. 

GV-executivo navega por esse tema em meio a uma das crises mais severas dos últimos tempos. As análises apresentadas pelos diversos autores convidados mostram um cenário difícil e com pouca convergência sobre como enfrentá-lo. Abordamos a crise econômica, a política, a hídrica, a internacional, no futebol e até a gestão de crises nas empresas. De tudo, podemos apenas afirmar que a situação raras vezes esteve tão complicada. Ainda assim, torcemos para que as bombas armadas pela crise, representadas na capa e no interior desta edição, não explodam. 

Esta edição também é a primeira totalmente eletrônica da GV-executivo. Nossos leitores migram rapidamente para a mídia digital e decidimos acompanhá-los. Esperamos explorar os recursos digitais mais intensamente e da melhor forma possível para continuarmos oferecendo uma revista com conteúdo útil e agradável, sempre alinhados com os desafios de nosso tempo. 

Desejamos uma ótima leitura, 

Eduardo Diniz – Editor chefe
Martin Jayo – Editor adjunto

Ficha catalográfica: 

GV-executivo / Escola de Administração de Empresas de São

Paulo. – Vol. 3, n. 3 (ago./out. 2004) - . - São Paulo : FGVEAESP,

2004 - v. ; il. ; 27,5 cm.

Trimestral até abril 2006. Bimestral a partir de maio 2006.

Semestral a partir de agosto de 2009.

Continuação de: RAE-executivo

ISSN 1806-8979

1. Administração de empresas - Periódicos. I. Escola de

Administração de Empresas de São Paulo

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede