Chamada de Trabalhos: Finanças Públicas Municipais e Estaduais no Brasil

FINANÇAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS NO BRASIL
Edição Especial dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania (CGP&C) 

Editores convidados
Arnaldo Mauerberg Jr. (FGV EAESP e Insper)
José Roberto Afonso (FGV IBRE e IDP)
Sol Garson (PPED-UFRJ e Portal Meu Município) 
 
Data limite para submissão de artigos: 15-06-2018
 
CONTEXTO

O tópico das finanças públicas tem adquirido especial relevância no Brasil. Diversos debates sobre a atual situação fiscal do país são realizados por atores governamentais, acadêmicos e demais membros da sociedade civil. A mídia, através de veículos especializados, busca informar a população sobre indicadores e tendências das contas públicas brasileiras. A despeito de toda a atenção que o tema chama a si atualmente, um subgrupo parece relegado a segundo plano: as finanças públicas municipais e estaduais.

O Portal Meu Município (www.meumunicipio.org.br) é uma iniciativa pioneira que contribui para o desenvolvimento municipal, a partir de ferramentas de gestão e da produção, análise e divulgação de informações sobre finanças públicas municipais. O site, lançado em 2014, conta com uma base de dados de mais de 4.800 municípios brasileiros desde 2010 e já teve mais de 6 milhões de acessos. Além da consulta de dados por parte dos cidadãos e gestores, o portal agora proporciona de forma ampla e irrestrita para a comunidade acadêmica o acesso a suas bases de dados com informações detalhadas sobre arrecadação e dispêndio dos municípios brasileiros, além de indicadores fiscais (www.dadosmeumunicipio.org.br).

Os Cadernos Gestão Pública e Cidadania (CGP&C) são publicados quadrimestralmente pela Escola de Administração de Empresa de São Paulo (FGV EAESP) e editados pela RAE-publicações. Os CGP&C têm como principal objetivo divulgar trabalhos acadêmicos sobre gestão e políticas públicas. CGP&C são publicados exclusivamente on-line, em acesso aberto, sem restrições e usam o Open Journal Systems (OJS) no processo de submissão, avaliação duplo-cega e publicação. CGP&C não praticam taxa de submissão e publicação de artigo (APC-Author Processing Charge).

Diante do pioneirismo do Portal Meu Município e do interesse dos CGP&C em manter elevado debate acadêmico no tocante a questões da área de públicas, autores dos mais diversos campos de atuação, interessados em dialogar e apresentar resultados de suas pesquisas, são convidados a enviar seus artigos para a edição especial dos CGP&C a ser lançada em dezembro de 2018.

 
Confira a chamada de trabalhos e agenda completa aqui.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede