GV-executivo, vol. 12, n. 1, janeiro-junho 2013

Editorial: 

 

A presença da mulher no mercado de trabalho não é exatamente uma novidade. Observamos ao longo das últimas décadas a crescente participação do público feminino, tornando-se protagonista de papéis que até então eram ocupados somente por homens. Por isso, atualmente, não nos admira vê-las assumindo cargos como delegada, bombeira, piloto de avião, pedreira, motorista de táxi, entre outros. Não sabemos mais dizer qual é o lugar da mulher, já que é possível encontrá-la em qualquer posto.

Ainda assim, elas não perderam a capacidade de se superar. Em 2011, elegemos Dilma Rousseff como primeira presidenta do Brasil. Nesse mesmo ano, Christine Lagarde tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI). Angela Merkel, chanceler alemã, é referida pela revista Forbes como a segunda pessoa mais poderosa do mundo, a mais alta posição já alcançada por alguém do sexo feminino. Destaque especial para a entrevistada desta edição, Graça Foster, que desde fevereiro de 2012 ocupa a presidência da Petrobras — maior empresa brasileira — tornando-se a primeira mulher no mundo a presidir uma companhia petrolífera.

 Na EAESP-FGV, também há fortes exemplos de lideranças femininas, com a presença das professoras Maria Tereza Leme Fleury, na diretoria da Escola, e Maria José Tonelli na vice-diretoria. Além disso, a entrada da primeira editora adjunta da GV-executivo também é um fato relevante na história da revista. Portanto, decidimos prestar uma homenagem a elas, que ajudam a consolidar um olhar feminino no ambiente de trabalho e nas mais diversas esferas de poder.

O caderno especial “Agora é com elas” traz artigos sobre liderança feminina, estilo feminino de gestão, mulheres da geração Y, desafios da dupla jornada de trabalho, mulheres empreendedoras, entre outros aspectos.

A edição conta também com textos sobre os benefícios da comunicação corporativa estratégica; a técnica storytelling, uma nova forma de contar a história da sua empresa de maneira inovadora; a gestão de marcas nas redes sociais; o que mudou no comportamento do consumidor ao longo dos 22 anos do Código de Defesa do Consumidor; além das tradicionais colunas e seções da GV-executivo.   

Boa leitura a todos!

 

Eduardo Diniz, editor chefe

Rosana Guimarães, editora adjunta

Ficha catalográfica: 

 

GV-executivo / Escola de Administração de Empresas de São

Paulo. – Vol. 3, n. 3 (ago./out. 2004) - . - São Paulo : FGVEAESP,

2004 - v. ; il. ; 27,5 cm.

Trimestral até abril 2006. Bimestral a partir de maio 2006.

Semestral a partir de agosto de 2009.

Continuação de: RAE-executivo

ISSN 1806-8979

1. Administração de empresas - Periódicos. I. Escola de

Administração de Empresas de São Paulo.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede