Linha Editorial

 

Foco

RAE-Revista de Administração de Empresas tem interesse na publicação de artigos de desenvolvimento teórico, trabalhos empíricos e ensaios nos diversos campos da Administração de Empresas, tais como: Administração da Informação, Estudos Organizacionais, Ensino e Pesquisa em Administração, Estratégia em Organizações, Finanças, Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gestão de Operações e Logística, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho e Marketing.

Como revista generalista na área, a RAE cobre um amplo espectro de subdomínios de conhecimento, perspectivas e questões, buscando levar ao seu público-alvo (professores, pesquisadores e estudantes) artigos inovadores e de excelente qualidade na área de Administração de Empresas. Aceitam-se colaborações do Brasil e de outros países e incentiva-se a pluralidade de abordagens e perspectivas.

O público primário da RAE é composto por acadêmicos - professores, pesquisadores e estudantes.

Submissão

Os trabalhos devem ser encaminhados à RAE por meio do ScholarOne, sistema on-line de submissão e gerenciamento de artigos, disponibilizado em parceria com SciELO: http://mc04.manuscriptcentral.com/rae-scielo.

Os artigos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol, observando o formato, posicionamento do texto, estilo e as normas de padronização específicas da seção na qual o trabalho se insere. É essencial a leitura cuidadosa das Diretrizes RAE-publicações, sobretudo as seções Formato e Autor, para uma eficiente preparação do artigo.

Os artigos publicados na RAE são bilíngues: português/inglês ou espanhol/inglês. Após aprovação, a versão para língua inglesa é de responsabilidade do autor quando o texto for submetido em português ou espanhol.

Os autores podem submeter somente um artigo por vez (esta regra aplica-se também às chamadas de trabalho), ou seja, enquanto houver um artigo em processo de avaliação, os autores não podem submeter um segundo, seja como autor principal ou em coautoria. Caso o trabalho seja rejeitado em uma das etapas do processo, os autores poderão submeter o mesmo artigo, desde que tenha sido devolvido na situação "reject & resubmit", ou um novo artigo.

Ineditismo e exclusividade

Artigos submetidos à avaliação na RAE devem ser inéditos (em qualquer idioma) e não devem estar sendo considerados por outro periódico. Ressalta-se que os trabalhos apresentados em Congressos Científicos não perdem o ineditismo.

Avaliação

O processo de avaliação de artigos submetidos à RAE, após triagem preliminar por formato (adequação do artigo às regras de normalização e formatação exigidas) e uso de sistema de detecção de similaridades, consiste em três etapas: 

  1. Triagem realizada pelo Editor Chefe, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação;
  2. Avaliação preliminar por um membro do Corpo Editorial Científico, que visa identificar a contribuição do artigo para a sua área de especialidade; e
  3. Sistema double blind review: coordenado por um membro do Corpo Editorial Científico da área de especialidade do artigo, consiste na interação entre os autores e dois pareceristas especialistas que, ao avaliarem o trabalho, fazem comentários e sugestões de aperfeiçoamento. Essa etapa envolve reavaliações contínuas, reunindo esforços para aprimoramento dos artigos.

Habitualmente, os editores científicos e Editor Chefe acrescentam às sugestões dos avaliadores um aconselhamento editorial, cujo objetivo é o aprimoramento do artigo, visando à publicação.

Preparação para publicação

Depois de aprovado, o artigo é submetido à edição e à revisão ortográfica e gramatical. A Redação envia a versão final para aprovação dos autores e eventuais atualizações, tais como afiliação institucional.

A partir de 01-01-2018, caso o artigo seja submetido em português ou espanhol e seja aprovado, os autores são responsáveis pela tradução para inglês, garantindo a publicação bilíngue.

Outras formas de contribuição

RAE está aberta a outros tipos de contribuição que compõem o conteúdo da revista:

  • As seções Resenha e Indicações Bibliográficas têm como objetivo apresentar aos leitores obras do campo da Administração de Empresas e áreas correlatas. Os livros escolhidos devem ser recentes e apresentar contribuições para a teoria e prática.
  • Propostas de Fóruns temáticos, Entrevistas, Debates podem ser apresentadas e serão avaliadas pelo Editor Chefe com base no escopo editorial da RAE.

Direitos autorais

RAE compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:

· Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;

· Adota software de detecção de similaridades;

· Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE)

 

Em caso de dúvidas, deve-se consultar a Redação: raeredacao@fgv.br.

 

Para submeter um artigo, clique aqui.